Cursos de capacitação em audiovisual abrem inscrições no Rio e Salvador

O Projeto Bússola Brasil, da Panela Filmes, desenvolveu duas modalidades de cursos ministrados por profissionais atuantes no mercado audiovisual que visam favorecer a formação de quem trabalha na área por meio de apresentação de conteúdos teóricos e atividades práticas.

As primeiras cidades a receberem os cursos são Rio de Janeiro, nos meses de março e abril, e Salvador, em abril e maio. A realização de ambos se deu por meio do edital Linha de Formação e Qualificação Audiovisual, do Ministério da Cultura/SAV/Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Com dois meses de duração e 96 horas de aulas, os cursos têm como nichos temáticos principais criatividade e gestão. O Curso Artístico aborda técnicas de roteiro e direção conjugadas à montagem, malha sonora e fotografia, enquanto o Curso de Gestão abrange assuntos como propriedade intelectual, regulação, gestão empresarial e estruturação de negócios audiovisuais. Os dois se encontram uma vez por semana em palestras que integram as duas áreas – entre os temas já confirmados para elas estão "Impacto do streaming no mercado audiovisual" e "A gestão como ferramenta para o sucesso".

Entre os profissionais que ministram o Curso Artístico estão o cineasta e roteirista cubano Antônio Molina; Hugo Moss, autor do livro "Como Formatar o Seu Roteiro"; Eduardo Lioi, diretor de arte e cenógrafo; o diretor, roteirista e produtor Luiz Carlos Lacerda; Marcelo Augusto, cineasta e diretor de teatro; entre outros. Já entre os nomes confirmados para o Curso de Gestão estão o do advogado Cláudio Lins; Fábio Campos, produtor executivo e autor do livro "Produção de Cinema e Vídeo"; Petrus Barreto, advogado especializado em Direito do Entretenimento, Propriedade Intelectual e Mídia; Sandra Pedroso, mestre em sistema de gestão de projetos; e Vinicius Portela, especialista em regulação. 

No Rio de Janeiro, ambos os cursos ocorrem aos sábados (com palestras às quartas-feiras) a partir de 7 de março, na Biblioteca Parque Estadual. Já em Salvador, as aulas também são aos sábados e as palestras às sextas-feiras, a partir de 4 de abril, na Faculdade Baiana de Direito. O investimento é de R$1690 – valor promocional do primeiro lote para qualquer um dos cursos, em qualquer uma das cidades. As inscrições são feitas pelo site e os prazos finais são 17 de fevereiro para Rio de Janeiro e 10 de março para Salvador.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui