O conteúdo premium da TV por streaming é um driver de influência para gerar opiniões positivas sobre marcas e comportamento de intenção de compra. Essa é a principal constatação, a partir da amostra brasileira, da pesquisa "Por que a TV em streaming é uma compra obrigatória", conduzida pela Magnite (NASDAQ: MGNI), plataforma sell-side independente de publicidade omnichannel. O estudo envolveu testes em uma experiência simulada de visualização de conteúdos para comparar comportamentos pós-exposição entre TV por streaming e visualização em plataforma de compartilhamento de vídeo (isto é, aplicativos que permitem aos usuários compartilhar, assistir e fazer uploads de vídeos, sendo estes usualmente gerados pelos usuários e de curta duração). A análise foi conduzida em cinco grandes mercados globais – Brasil, Índia, EUA, Reino Unido e Japão.
Os benefícios do ambiente da TV por streaming para anunciantes serão expandidos à medida em que essa vertente ganhar tração no Brasil, com audiência de quase 86 milhões de pessoas que escolhem assistir a conteúdo de TV por meio desses serviços e um crescimento anual na casa dos 6%. Desse total, 81% assistem a conteúdo suportado por anúncios. Além desses importantes índices, o País é líder na América Latina em tempo dedicado ao consumo de conteúdos de TV via streaming, com uma média diária de três horas. Da fatia da população que consome streaming de TV, 91% assistem diariamente e 98% assistem a mais de uma hora por dia.
"O streaming de TV no Brasil está se mostrando um divisor de águas para os anunciantes, oferecendo um ambiente premium que entrega resultados impactantes e mensuráveis, sem paralelo com outras plataformas de vídeo digital. Nosso último relatório ressalta o papel crescente da TV por streaming como um canal crítico para marcas que buscam engajamento significativo com o público", pontua Rafael Pallares, vice-presidente da Magnite na América Latina.
Memória, confiança e compra
O estudo da Magnite constatou que anúncios em TV por streaming são mais memoráveis, geram confiança e aumentam a intenção de compra. Alguns números endossam essa teoria, como o fato de que a publicidade em TV por streaming alcança reconhecimento de marca 23% maior, além de 19% mais recall espontâneo em comparação com plataformas de compartilhamento de vídeo. E embora esta seja uma tendência consistente globalmente, a amostra da audiência brasileira apresentou índice mais elevado em ambas as métricas.
A pesquisa aponta que a qualidade do conteúdo afeta a recordação e que ambientes chamados "premium" – que a pesquisa entende como programação de alta qualidade e longa duração produzida por um estúdio de TV ou cinema ou empresa de produção, regulamentada, segura para a marca e distribuída para visualização em plataformas de streaming – inspiram mais confiança nos consumidores e nas marcas, que se beneficiam por meio de credibilidade mais elevada. Nesse sentido, o estudo destaca que 83% concordam que anúncios na TV por streaming dão mais credibilidade às marcas e 82% dizem que confiam nas marcas que veem na TV por streaming.
Outro insight relevante é que uma forte lembrança do conteúdo assistido frequentemente se traduz em comportamento de compra. A grande maioria dos espectadores de TV por streaming prestam atenção aos anúncios (88%, segundo o estudo), os consideram relevantes e, muitas vezes, descobrem novas marcas ou produtos dessa maneira.
Ainda de acordo com a pesquisa, 52% dizem que provavelmente fariam uma compra depois de ver um anúncio de algo em que estão interessados, 62% descobrem novas marcas por meio desses anúncios e 32% dizem que costumam fazer uma compra após serem impactados por esse conteúdo.