A waffle, grupo de mídia voltado para as novas gerações, anunciou o lançamento de um canal no YouTube. A waffle TV estreia no dia 3 de fevereiro com o programa "Estamos em outra", exibido ao vivo das 10h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira, com apresentação de Julinha Gomes, Fernanda Concon, Lu Nunes, Ricardo Sarkis e Murilo Tronco.
O estúdio, com mais de 300 metros quadrados, está situado na Av. Faria Lima, no mesmo prédio do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. O espaço contará com áreas interativas para o público. A grade de programação será expandida gradualmente, com o objetivo de oferecer conteúdo 24 horas por dia, sete dias por semana.
Segundo Hernane Jr., fundador e CEO da waffle, a curadoria e a interatividade serão os pilares da waffle TV. "As novas audiências não assistem mais aos canais tradicionais ou a cabo, mas passam cada vez mais tempo consumindo conteúdos no YouTube e TikTok", afirma. "Por outro lado, há uma carência de curadores diante desse excesso de informações, então vamos usar toda a expertise do nosso time nesse aspecto para adaptar formatos clássicos da televisão brasileira para essa nova geração".
A waffle TV surge em resposta às mudanças no consumo de mídia das novas gerações, que, apesar de mais ativas digitalmente, buscam mais conexões e sofrem com a solidão. De acordo com a Exploding Topics, da McKinsey & Company, a geração Z passa em média seis horas e cinco minutos por dia em frente às telas, e cerca de 50% dos jovens de 18 a 22 anos relatam sentir-se solitários.
"Como não encontram conexões reais, em paralelo, essas pessoas buscam a sensação de pertencimento na internet, especialmente nos conteúdos em vídeo", analisa Hernane Jr.
A waffle, que iniciou suas atividades há cinco anos com a newsletter the news, possui atualmente nove newsletters, somando 2 milhões de leitores ativos. O grupo também está presente no mercado de podcasts com o the news, líder de notícias no país e o mais consumido entre jovens de 18 a 34 anos no Spotify. No total, os produtos da waffle impactam quase 50 milhões de pessoas mensalmente.
"No cenário atual, onde o universo digital pode causar uma sensação de isolamento, queremos continuar sendo a companhia ideal para o dia a dia daqueles que consomem os novos formatos de mídia", finaliza.