Inscrições para o 51º Festival de Cinema de Gramado abrem nesta quarta-feira, 15

Troféu Kikito, do Festival de Cinema de Gramado (Foto: Edison Vara / Agência Pressphoto)

Realizadores do Brasil poderão inscrever seus filmes para as Mostras Competitivas do 51° Festival de Cinema de Gramado a partir desta quarta-feira, dia 15 de março. O evento, que ocorre entre os dias 11 e 19 de agosto, abre inscrições para longa-metragem brasileiro (LMB), longa-metragem documental (LMD) e curta-metragem brasileiro (CMB). As fichas de inscrição estão disponíveis no site. O prazo encerra às 23h59 do dia 16 de abril. Todas as regras e critérios para participar da seleção constam no regulamento, que está disponível no site do Festival

Este ano, a curadoria ganha um novo integrante: o ator e diretor Caio Blat. Ele se junta ao jornalista, crítico de cinema e professor Marcos Santuario e à atriz e cantora argentina Soledad Villamil. Vencedor do Kikito de Melhor Ator por duas oportunidades, o ator é figura recorrente na Serra Gaúcha, estrelando produções como "Bróder", "Uma Longa Viagem" e "Barata Ribeiro, 716". Com mais de 80 trabalhos, entre cinema, televisão e teatro, Blat possui vitórias em importantes festivais de cinema e premiações, como Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Festival Internacional de Cinema de Cartagena e Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa. No ano passado, estreou como diretor com o longa "O Debate", protagonizado por Debora Bloch e Paulo Betti e roteirizado por Guel Arraes e Jorge Furtado.

Nos últimos 50 anos, o mais longínquo festival de cinema do país apresentou diversas mudanças em sua realização. Após abrir as portas para o cinema feito na América Ibérica, para a televisão, streaming e para novas plataformas de redes sociais, o evento busca abranger diferentes possibilidades audiovisuais em caráter mundial.  

Inaugurando uma nova década em sua história, Gramado reposiciona seu conteúdo estrangeiro com a criação de um Panorama Internacional. A mostra, que será exibida no Palácio dos Festivais de maneira hors concours, busca ampliar as possibilidades de formatos exibidos no evento. A curadoria, composta por Marcos Santuario, Soledad Villamil e Caio Blat, terá autonomia para buscar produções e iniciar suas trajetórias brasileiras em Gramado. 

"Gramado é uma importante vitrine para o cinema feito na América Latina. Atualmente, as produções precisam dessa visibilidade para tentarem entrar nos circuitos comerciais. Estamos instaurando a possibilidade de convidar filmes, séries e ainda outros formatosde todos os cantos e que tenham feito carreiras brilhantes pelo mundo para iniciarem, por Gramado, sua trajetória no Brasil", pontua Soledad Villamil. 

"Estamos buscando novas maneiras de trazer a Gramado o melhor do audiovisual. Novos formatos, novas janelas de exibição, novos encontros. Agora, sentimos que o evento está maduro para dar esse passo. Estamos abrindo nossas portas para o mundo. Teremos uma programação robusta, com nossas mostras brasileiras, gaúchas e documentais e uma ampliação da exibição de filmes hors concours. É a oportunidade de abrirmos nosso horizonte para o cinema feito nos quatro cantos do globo", afirma Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, e secretária de turismo do município. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui