Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) Acaert divulga pesquisa sobre consumo de TV em Santa Catarina

Acaert divulga pesquisa sobre consumo de TV em Santa Catarina

Acaert divulga pesquisa inédita sobre consumo de TV em SC. (Imagem: Divulgação)

A Acaert – Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão divulgou nesta terça, 11, em Florianópolis, pesquisa inédita sobre o consumo de televisão em Santa Catarina. O estudo, intitulado “Força e a Presença da TV na Vida dos Catarinenses”, aponta que 81% dos entrevistados preferem assistir televisão das 18 às 24 horas, de segunda a sexta. A pesquisa revela também que 77% dedicam até três horas por dia à TV aberta.

O levantamento, realizado presencialmente pela Kantar Ibope Media entre 9 e 19 de setembro de 2024, destaca a preferência dos telespectadores por assistir TV aberta na faixa horária das 18 às 24 horas. Além disso, 77% dos entrevistados afirmaram dedicar até três horas diárias ao consumo de TV aberta.

“São dados importantes que evidenciam a magnitude da televisão aberta em nossas vidas. É na telinha que assistimos grandes momentos ao vivo, desde eventos esportivos e noticiários até novelas e shows que emocionam gerações. Diariamente, a nossa história é contada em multitelas, fenômeno da convergência de plataformas que nos conecta ainda mais”, declarou o presidente da Acaert, Fábio Bigolin.

A pesquisa também identificou as preferências do público em relação aos gêneros televisivos:

  • 52% – Jornalismo
  • 39% – Filmes/Séries
  • 36% – Novelas
  • 32% – Futebol

A cobertura jornalística é um dos principais atrativos da TV aberta, com 51% dos entrevistados buscando assuntos regionais e nacionais. Os motivos para o consumo de televisão incluem:

  • 51% – Ficar atualizado com os noticiários
  • 23% – Passar o tempo
  • 23% – Informação sobre a região/cidade
  • 19% – Variedade de conteúdo

O estudo aponta que o consumo de conteúdo da TV aberta é crossmedia:

  • 55% – Youtube
  • 25% – Redes sociais/portais das emissoras
  • 22% – Jornal
  • 21% – Rádio
  • 16% – Redes sociais dos apresentadores

Em relação aos dispositivos utilizados para assistir televisão, os aparelhos de TV são os preferidos:

  • 54% – Smart TV/TV Conectada
  • 44% – TV convencional
  • 14% – Smartphone
  • 5% – Computador

A pesquisa também abordou a confiança dos telespectadores na TV aberta:

  • 60% confiam nos apresentadores dos noticiários
  • 52% sabem que não é fake news quando veem uma notícia na TV
  • 50% acreditam no que assistem na TV

O perfil dos entrevistados é composto por:

  • 51% – Homens
  • 49% – Mulheres

No evento de divulgação, a Acaert lançou a campanha “Tá na TV, todo mundo vê”, com materiais para TV e plataformas digitais. A campanha, criada pela agência Ezcuzê, de Florianópolis, começa a ser veiculada pelas emissoras nesta quarta, 12. O evento contou com um show de stand-up do comediante Paulinho Serra, que é o personagem da campanha da Acaert.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile