A Acaert – Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão divulgou nesta terça, 11, em Florianópolis, pesquisa inédita sobre o consumo de televisão em Santa Catarina. O estudo, intitulado “Força e a Presença da TV na Vida dos Catarinenses”, aponta que 81% dos entrevistados preferem assistir televisão das 18 às 24 horas, de segunda a sexta. A pesquisa revela também que 77% dedicam até três horas por dia à TV aberta.
O levantamento, realizado presencialmente pela Kantar Ibope Media entre 9 e 19 de setembro de 2024, destaca a preferência dos telespectadores por assistir TV aberta na faixa horária das 18 às 24 horas. Além disso, 77% dos entrevistados afirmaram dedicar até três horas diárias ao consumo de TV aberta.
“São dados importantes que evidenciam a magnitude da televisão aberta em nossas vidas. É na telinha que assistimos grandes momentos ao vivo, desde eventos esportivos e noticiários até novelas e shows que emocionam gerações. Diariamente, a nossa história é contada em multitelas, fenômeno da convergência de plataformas que nos conecta ainda mais”, declarou o presidente da Acaert, Fábio Bigolin.
A pesquisa também identificou as preferências do público em relação aos gêneros televisivos:
- 52% – Jornalismo
- 39% – Filmes/Séries
- 36% – Novelas
- 32% – Futebol
A cobertura jornalística é um dos principais atrativos da TV aberta, com 51% dos entrevistados buscando assuntos regionais e nacionais. Os motivos para o consumo de televisão incluem:
- 51% – Ficar atualizado com os noticiários
- 23% – Passar o tempo
- 23% – Informação sobre a região/cidade
- 19% – Variedade de conteúdo
O estudo aponta que o consumo de conteúdo da TV aberta é crossmedia:
- 55% – Youtube
- 25% – Redes sociais/portais das emissoras
- 22% – Jornal
- 21% – Rádio
- 16% – Redes sociais dos apresentadores
Em relação aos dispositivos utilizados para assistir televisão, os aparelhos de TV são os preferidos:
- 54% – Smart TV/TV Conectada
- 44% – TV convencional
- 14% – Smartphone
- 5% – Computador
A pesquisa também abordou a confiança dos telespectadores na TV aberta:
- 60% confiam nos apresentadores dos noticiários
- 52% sabem que não é fake news quando veem uma notícia na TV
- 50% acreditam no que assistem na TV
O perfil dos entrevistados é composto por:
- 51% – Homens
- 49% – Mulheres
No evento de divulgação, a Acaert lançou a campanha “Tá na TV, todo mundo vê”, com materiais para TV e plataformas digitais. A campanha, criada pela agência Ezcuzê, de Florianópolis, começa a ser veiculada pelas emissoras nesta quarta, 12. O evento contou com um show de stand-up do comediante Paulinho Serra, que é o personagem da campanha da Acaert.