Com o resultado da 97ª cerimônia do Oscar, que no último dia 2 de março premiou “Ainda Estou Aqui” com a estatueta de melhor filme internacional, o cinema brasileiro alcançou o topo do reconhecimento global, saindo pela primeira vez vitoriosa do maior evento da indústria. Em paralelo, ele também vem sendo mais valorizado em seu próprio país. Na Ingresso.com, nos três dias que sucederam a entrega do Oscar, “Ainda Estou Aqui” vendeu 80% a mais de ingressos que o total comercializado para o filme na semana anterior à premiação.
Analisando os números de todas as produções brasileiras em cartaz nos últimos três anos, o crescimento é relevante: considerando o acumulado em 2023, os filmes nacionais representaram apenas 2,2% das vendas totais da Ingresso.com. Em 2024, 8,9% dos tíquetes vendidos pela empresa foram para longas produzidos no Brasil. Já em 2025, entre os meses janeiro e fevereiro, os filmes nacionais representaram 30,2% das vendas gerais.
Os três filmes nacionais mais vendidos pela Ingresso.com 2024 foram “Minha Irmã e Eu” (que estreou no final de 2023 e continuou fazendo sucesso no ano seguinte), a sequência “O Auto da Compadecida 2” e o premiado “Ainda Estou Aqui”. Este ano, o pódio se mantém semelhante: “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa”, que atingiu a marca de 1 milhão de espectadores esta semana, ocupa o terceiro lugar; o segundo filme mais vendido segue sendo “O Auto da Compadecida 2”; e “Ainda Estou Aqui” aparece no primeiro lugar.
Considerando o pódio geral da tiqueteira em 2025, o cinema nacional novamente se destaca: “Ainda Estou Aqui” é o filme mais vendido do ano, seguido por “Mufasa – O Rei Leão” e “O Auto da Compadecida 2”, que completam o pódio até o momento.