Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) LatAm Content Meeting encerra primeira edição reunindo 700 participantes

LatAm Content Meeting encerra primeira edição reunindo 700 participantes

LatAm Content Meeting (Crédito: Divulgação)

O LatAm Content Meeting encerrou sua primeira edição nesta quarta, 12 de março, no Rio de Janeiro. O evento reuniu cerca de 700 participantes, entre produtores independentes, distribuidores e executivos de canais brasileiros e estrangeiros, e teve como foco o mercado de audiovisual de não-ficção na América Latina. O evento já planeja a edição de 2026.  

O LatAm Content Meeting teve uma programação de painéis, debates e palestras, com a presença de 80 tomadores de decisão dos principais canais de televisão e streaming do mundo.

Fernando Dias, presidente do LatAm Content Meeting, declarou: “Foram três dias intensos de muito trabalho. Espero que todos os participantes tenham conseguido aproveitar, fazer contatos, fechar projetos. O Latam Content Meeting foi criado para ser um espaço de negócios, mas também de amizade, feito para as pessoas do mercado se encontrarem, conversarem, se conectarem e quem sabe trabalharem juntos. Um evento da Indústria, feito para a indústria. E tenham certeza: Ano que vem tem mais”.  

As sessões de pitch foram uma das principais atividades do LatAm Content Meeting, geridas em parceria com o Sunny Side of the Doc, evento internacional dedicado a documentários lineares e não lineares, realizado anualmente em La Rochelle, na França. Os 18 projetos selecionados foram divididos em três categorias: Natureza e Meio Ambiente, Assuntos Atuais e Investigações, e Entretenimento Factual. O projeto vencedor foi o longa metragem documental brasileiro “Archaeology of Torture”, dirigido por Carla Gallo e produzido por Rafaella Costa, em coprodução da Manjericão Filmes Ltda Me (Brasil) e Lua Azul Producoes Audiovisuais Ltda (Brasil).  

Aurélie Reman, diretora geral do Sunny Side of the Doc, afirmou: “A parceria entre o Sunny Side of the Doc e o LatAm Content Meeting provou ser um grande sucesso. Esta edição inaugural superou todas as expectativas, criando um mercado vibrante e bem frequentado onde cineastas, produtores independentes, distribuidores e altos executivos de 20 países se conectaram. Tínhamos certeza de que não seria algo isolado, e o que testemunhamos aqui no Rio de Janeiro e durante nossas três sessões de pitching confirma isso claramente. O potencial internacional para conteúdo de não ficção brasileiro e latino-americano é inegável e, igualmente, abordagens globais de narrativa podem enriquecer o ecossistema criativo regional”.  

O LatAm Content Meeting, evento internacional latino-americano dedicado a conteúdos de não ficção, como reality shows, documentários e entretenimento factual, conta com o patrocínio master do BNDES, patrocínio da Embratur, Ancine e Sebrae, e apoio da CQS/FV Advogados e Visit Rio.

O evento ocorreu em um momento estratégico, quando o Brasil se prepara para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). A edição inaugural do evento teve como tema discussões sobre sustentabilidade e economia neutra em carbono, bem como questões sociais contemporâneas, como igualdade de gênero, diversidade racial, comunidades indígenas e mudanças sociais.  

O LatAm Content Meeting tem o objetivo de apresentar o mercado audiovisual latino-americano e gerar oportunidades de negócios entre profissionais do setor e produtores, distribuidores e exibidores internacionais.

Crescimento e Participação

Em entrevista exclusiva a TELA VIVA , Fernando Dias avaliou o evento: “Foi muito positivo, superou as expectativas”. Ele destacou que o evento ocorreu conforme o esperado, com a participação da indústria e um número significativo de participantes internacionais.  

“Um evento da indústria, com pessoas da indústria mesmo participando. É uma participação, lógico, muito grande dos brasileiros, mas também uma participação muito grande internacional”, afirmou Dias.  

O evento contou com a presença de produtores da América Latina, com destaque para o Chile, além de “Commission Editors” e distribuidoras internacionais.  

Dias ressaltou que o LatAm Content Meeting é um “encontro de mercado” com foco em negócios, e não em discussões sobre política pública. O objetivo é reunir todas as partes do setor audiovisual, desde produtores até financiadores e distribuidores, para “fazer o dinheiro circular” e facilitar o encontro entre produtoras e parceiros em potencial.  

O evento busca aproximar o setor em todas as suas áreas, com a presença de finalizadores, distribuidores, locadores de equipamentos e instituições financeiras como o BNDES e o Sebrae, que oferecem linhas de crédito e financiamento.  

Futuro e Parcerias

Sobre o futuro do evento, Dias declarou: “Eu não espero crescer muito o evento, pra ser sincero. O evento já nasceu com o DNA de indústria”. Ele explicou que o evento é voltado para profissionais “com CNPJ” ligado à indústria audiovisual, buscando manter um ambiente de negócios confortável e propício para o networking.  

A participação internacional no evento deve crescer, impulsionada pelo feedback positivo dos participantes e pelo “boca a boca” no mercado. Dias enfatizou a importância da constância e do relacionamento no mercado internacional, com a necessidade de criar um calendário de eventos e manter contato com parceiros.  

A parceria com o Sunny Side of the Doc será mantida, com a possibilidade de aumentar a participação de brasileiros no evento francês. Dias destacou a importância dessa parceria para realizar um pitching internacional no Brasil, com a participação de grandes canais do Brasil e do mundo, como BBC, Channel 4, AT, Globoplay e Globofilmes.  

Dias, que também é sócio da produtora Grifa, ressaltou a preocupação ética em não ter ingerência nos projetos do pitching, garantindo a lisura do processo.

Pitching

O pitching é considerado por Dias como a “cereja do bolo” do evento, por mostrar a potência do mercado e atrair a atenção do público. Ele destaca que, mesmo com poucos projetos selecionados, o pitching demonstra o potencial do mercado e a possibilidade de realizar grandes produções.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile