Anatel: 3.225 municípios contam com backhaul

Levantamento da Anatel aponta que 3.225 municípios brasileiros são atendidos com backhaul de fibra ótica. O objetivo da agência em disponibilizar essas informações, além de promover uma maior transparência, é manter um diagnóstico atualizado da infraestrutura de telecomunicações brasileira, de modo a subsidiar a construção de novas políticas públicas e permitir que os agentes interessados (governos, empresas e cidadãos) possam ter acesso às informações em formato aberto e sempre atualizadas.

A Anatel busca também a participação da sociedade e, principalmente, dos prestadores regionais que fornecem acesso à banda larga, para que contribuam com a atualização dos dados, mesmo em redes que usem outras tecnologias além de fibra óptica. Os prestadores que desejem encaminhar informações para atualizar os dados devem enviar e-mail para o seguinte endereço eletrônico pruv@anatel.gov.br.

 

Backhaul em fibra, abril 2017

 

O Conselho Diretor da Anatel determinou a elaboração do Plano Estrutural de Redes de Telecomunicação (PERT). Um dos principais projetos decorrentes desse plano é a instalação de backhaul com fibra ótica em municípios ainda sem essa tecnologia, seja por meio de obrigações incluídas em Termos de Ajustamento de Condutas (TACs) ou nos investimentos obrigatórios em banda larga para as concessionárias que migrarem para o regime de autorização, com a aprovação do PLC 79/2016.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui