TV Cultura reapresenta "Auto do Brasil" em homenagem a Aldir Blanc

Neste sábado, dia 14 de maio, às 22h, a TV Cultura reapresenta o especial "Auto do Brasil". A produção homenageia a grandiosidade e o talento de um dos maiores compositores brasileiros, Aldir Blanc, que faleceu há dois anos, em maio de 2020, vítima de Covid-19.

O musical "Auto do Brasil" conta a história de um menino negro periférico – num país que tem 56% de sua população negra -, por meio de 15 músicas, grande parte do álbum "Tiro de Misericórdia", sendo 14 delas em parceria de Aldir com João Bosco. A produção tem ainda a participação de 12 dançarinos coreografados pela baiana Tainara Cerqueira, em uma coreografia que passa pela dança afro, samba, bolero, tango e sapateado. 

Com inspiração no filme "Carmen", de Carlos Saura, "Auto do Brasil" começa como se fosse apenas um ensaio, e aos poucos vai dando lugar à obra pronta, algumas vezes sem que o expectador perceba. A sala de aula de dança dá lugar ao terreiro de candomblé onde nasce o protagonista. A saga desse herói passa pela infância, adolescência, a descoberta da boemia, o jogo e o amor, até que é obrigado a encarar de frente as desilusões, o racismo, a intolerância, a perda, a dor, a injustiça e a morte. 

Na trilha, com interpretações de João Bosco e Elis Regina, há também em alguns momentos a participação ao vivo do elenco em coro.

O fotógrafo Sebastião Salgado liberou imagens que integram o especial Auto do Brasil, que ainda conta com obras de Portinari estampadas em meio às coreografias e musicais.

A direção do especial foi feita a seis mãos: Adriana Couto, Alberto Pereira Jr. e Joyme Nakayama. Marcio Macena assina a direção cênica, Tainara Cerqueira é a coreógrafa, e Laíze Câmara é editora e finalizadora.

Tecnologia de Cinema

A TV Cultura foi a primeira emissora do Brasil a usar duas tecnologias de cinema em sua programação, no Auto do Brasil, baseado na obra de Aldir Blanc. A transmissão foi feita com HDR, que permite cores mais vibrantes e realistas, e o áudio Dolby Atmos, que proporciona uma experiência mais imersiva, deixando a transmissão com áudio de cinema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui