Nova série documental reúne 12 críticos brasileiros de cinema

Começam nesta quinta-feira, 13 de junho, as gravações de "Palavra Crítica", nova série documental do cineasta Tiago Leitão que reúne 12 críticos brasileiros de cinema. A produção está sendo filmada no Recife, no estúdio da Opara Filmes, com entrevistas conduzidas pelo diretor Tiago Leitão e pelo pesquisador André Dib, também crítico de cinema.

Cada episódio irá apresentar a trajetória de um crítico, começando com suas primeiras memórias relacionadas ao cinema, passando pelos caminhos que o levaram à profissão até o debate sobre a análise fílmica e a relação da crítica com o mercado audiovisual. Participam os nomes: Alexandre Figueirôa (Recife), Ângela Prysthon (Recife), Ernesto de Barros (Recife), Carol Almeida (Recife), Celso Marconi (Recife), Heitor Augusto (São Paulo), Luiz Joaquim (Recife), Luiz Zanin (São Paulo), João Batista de Brito (João Pessoa), José Geraldo Couto (Florianópolis), Marcelo Ikeda (Rio de Janeiro/ Fortaleza) e Marcelo Lyra (São Paulo). Os críticos pernambucanos Luiz Joaquim e Carol Almeida foram convidados por Tiago e André para serem entrevistadores de outros colegas de crítica, além de depoentes.

"Palavra Crítica" é uma realização da Opara Filmes em coprodução com a Plano 9 Produções e incentivo do Funcultura, Secretaria de Cultura, Fundarpe, Governo de Pernambuco e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), Agência Nacional do Cinema (Ancine) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A produção também conta com o apoio da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e já tem veiculação garantida através da TV Universitária (TVU), vinculada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A previsão é que o lançamento aconteça ainda este ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui