Há onze anos na programação da TV Alterosa, em Minas Gerais, "Viação Cipó" busca novos territórios

Em 2003, o programa “Viação Cipó” entrava no ar na programação da TV Alterosa, filial do SBT em Minas Gerais. Veiculado aos domingos com reprises aos sábados, o programa apresenta atrações turísticas, cultura e culinária típicas de diversas regiões do país. “Viação Cipó” é uma coprodução da produção independente Cisup (Companhia de Imagem e Som) com o canal.

“O canal oferece equipamentos, profissionais e estrutura de edição e nós cuidamos da produção, da pauta e do formato. A divisão da receita é meio a meio”, explica Carlos Ribas, diretor presidente da produtora.

Produzido antes da lei 12.485/2011 e da ampliação dos recursos investidos por órgãos governamentais na produção independente, o programa sustenta-se até hoje com receita de propaganda direta, conta Ribas. “Nunca contamos com recursos incentivados nem de fundos de investimento do governo. Nossa receita vem toda da publicidade, o que inclusive às vezes nos obriga a intervir no formato para aumentar o número de pequenos anunciantes”.

A Cisup produziu neste ano um piloto de uma versão nacional do programa, e pretende leva-lo ao mercado, apresentando-o para outras filiais do SBT e canais de TV fechada, já em 2015. “O formato será o mesmo com apenas alguns ajustes e menos publicidade”, conta Ribas.

Outros projetos

Também para a TV Alterosa, a Cisup produz o programa “Minas em Movimento”, em seu segundo ano na programação. Apresentado pelo deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB/MG), o programa, que tem cerca de 25 episódios por temporada, está temporariamente fora da grade para que o apresentador dedique-se à campanha eleitoral.

“Nesse caso é diferente. O programa é pedido sob demanda para nós, e pagam um preço por ele – não temos participação. Nesse caso, utilizamos equipamentos, equipe e edição próprias”, conta Ribas.

Além disso, a Cisup pretende apresentar ao mercado em 2015 o piloto de um projeto de coprodução com produtores sul-africanos. “A Melhor Caipirinha do Mundo” acompanhará uma dupla de apresentadores especialistas na produção de drinques enquanto eles visitam diferentes regiões em busca de ingredientes exóticos para as bebidas.

“Eles irão visitar bares simples e ensinar como eles podem fazer drinques caros de maneira barata. Também levará o drinque com ingredientes regionais e baratos das regiões que visitam a bares mais elegantes”, explica o presidente da Cisup.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui