Fundação CSN e DOCSP lançam edital para documentários de impacto

A Fundação CSN, por meio de seu programa de fomento ao documentário brasileiro, "Histórias que Ficam", e o DOCSP, através da plataforma internacional Good Pitch Brasil, estão lançando em parceria estratégica um edital para documentários – preferencialmente em processo de produção ou finalização. O Edital Documentários Transformam tem o objetivo de fomentar estratégias de distribuição que colaborem na discussão de temas relevantes para a sociedade brasileira, além de habilitar profissionais e produtoras do meio audiovisual para o desenvolvimento de campanhas de impacto.

Serão selecionados cinco projetos que participarão de três processos formativos entre dezembro de 2021 e maio de 2022: um laboratório de distribuição de impacto, consultorias para o desenvolvimento de campanhas e um laboratório de pitching. Ao final, todos participarão do Good Pitch Brasil, que acontece no primeiro semestre do ano que vem.

Entre os prêmios aos quais os selecionados concorrerão durante o processo, dois são concedidos pelo programa "Histórias que Ficam", da Fundação CSN. Em 2021, será entregue o prêmio Work in Progress no valor de até R$ 100 mil. Em 2022, durante a realização do Good Pitch Brasil, acontece a entrega do prêmio Campanha de Impacto, no valor de até R$ 150 mil. Todos os projetos concorrem aos dois prêmios de forma independente. 

O Good Pitch, criado pela Doc Society, é uma plataforma internacional voltada exclusivamente para produtores e distribuidores de produtos audiovisuais de impacto. A edição brasileira é  uma co-realização do DOCSP e da Fundação CSN, que organizam e fazem a curadoria de todo o processo. É uma oportunidade única no país e tem dois focos: formação e captação de parceiros e patrocinadores. Dentro do pilar de capacitação, os selecionados recebem treinamentos específicos como palestras, workshops e laboratórios para ampliar a capacidade de impacto de seus projetos e da distribuição dos mesmos.

Em 2020, a primeira edição do Good Pitch Brasil treinou quatro projetos de documentário que foram apresentados no pitch final para 110 instituições. Os resultados obtidos de financiamento para  os projetos, com mais de R$ 640 mil, e as conexões estabelecidas, demonstram as grandes possibilidades de colaboração que existem entre agentes de mudanças e filmes documentais.

Já na frente do pitching, os produtores e distribuidores têm a oportunidade de apresentar os projetos para dezenas de players nacionais e estrangeiros, entre fundações, filantropos, financiadores, patrocinadores, organizações sociais, canais de TV, plataforma de streaming e outros. São parceiros de comunicação capazes de ampliar a rede de impacto, e também investidores que aportam verbas significativas a ponto de mudar a performance do filme junto ao público.

As inscrições para o edital podem ser realizadas no site entre 16 de setembro e 15 de outubro.

Evento

Haverá um evento online para o lançamento do edital, além da apresentação de cases de campanhas de impacto. O evento será transmitido no perfil do YouTube da Fundação CSN e também nos perfis no Facebook da FCSN e DOCSP, no dia 17 de setembro, das 19h às 20h. A programação terá a presença dos porta-vozes das instituições organizadoras, de especialistas e da atriz e embaixadora do projeto, Leandra Leal. Também serão apresentados dois cases de campanhas de impacto: "Limiar" (2020), de Coraci Ruiz e Rodrigo Diaz, um retrato da experiência de transição de gênero a partir do olhar de uma mãe e "Documentário 9.70" (2012), uma produção colombiana dirigida por Victoria Solano, cuja campanha exerceu papel fundamental no movimento contra a resolução 9.70, contando a história de um grupo de camponeses de quem o Governo da Colômbia apreendeu e destruiu 70 toneladas de arroz. 

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