Nesta semana, estreia no circuito nacional “Meu Amigo Pinguim”, de David Schurmann (“Pequeno Segredo”). “É uma produção norte-americana, mas sobre uma história brasileira, dirigida por um brasileiro, com 90% da equipe composta por brasileiros e atores brasileiros. E rodamos grande parte do filme no Brasil. Por isso tenho ainda mais orgulho deste filme! Conquistamos um espaço gigantesco nas quase 2 mil telas norte-americanas para mostrar o Brasil ao lado de muitos talentos do nosso cinema nacional”, celebra o diretor.
A produção internacional traz a história – baseada em fatos reais – de um pinguim perdido e um pescador brasileiro que é um pai solitário. João (interpretado pelo ator francês Jean Reno) se afastou do mundo após uma tragédia, mas quando ele descobre um pinguim à deriva sozinho no oceano, encharcado de óleo de um vazamento, seu primeiro instinto é ajudar. Para desespero de sua esposa (Adriana Barraza, atriz mexicana indicada ao Oscar), ele não apenas resgata a criatura marinha, mas cuida do pássaro o colocando sob suas asas e o apelida de DinDim.
Ao ser convidado para dirigir a obra, Schurmann conseguiu levar as filmagens para Ubatuba (SP) e Paraty (RJ), atraindo para o Brasil um investimento de R$ 20 milhões e uma equipe multicultural com profissionais de 11 nacionalidades – além de Reno e Barraza, também integra a equipe o inglês Anthony Dod Mantle, vencedor do Oscar de Melhor Fotografia por “Quem Quer Ser um Milionário?”. O roteiro de “My Penguin Friend” é assinado por Kristen Lazarian e Paulina Lagudi. A produção é da City Hall Arts, Schurmann Filmes e Content Studios com distribuição nacional da Paris Filmes.
Crítica e público internacional
O título chega ao Brasil já com boa repercussão internacional. No Rotten Tomatoes, o “Tomatometer” da crítica especializada está em 87%, enquanto o “Popcornmeter” mostra um índice de 98% para avaliação positiva do público. Classificado como um “filme imperdível” pela Variety, o veículo indica o longa “para quem adora histórias edificantes sobre redenção, perseverança e empatia”.
No dia 16 de agosto, dentro da temporada de verão, “Meu Amigo Pinguim” estreou em mais de mil salas de cinema de costa a costa dos Estados Unidos. O lançamento norte-americano aconteceu depois de pré-estreias em Nova York, Miami, Los Angeles e San Francisco – todas com a presença de David Schurmann – na primeira quinzena de agosto.
Apesar de ser uma produção americana, o filme é inspirado em uma história real brasileira e, ao trazer as filmagens para o Brasil, Schurmann conseguiu imprimir um DNA brasileiro na obra. E, para destacar a brasilidade do projeto, a pré-estreia de Los Angeles reuniu as atrizes Duda Galvão, Ellen C. Camp e Thalma de Freitas e os atores José Trassi, Pedro Urizzi e Wilson Rabelo, que representaram a parte nacional do elenco no Egyptian Theater. Com o apoio da Embratur, o filme ainda garantiu uma segunda sessão especial, no Culver Theater, também em LA.
No Brasil, foram feitas pré-estreias em São Paulo e no Rio de Janeiro. Além disso, três sessões especiais aconteceram em Angra dos Reis, levando o cinema para perto do Seu João, personagem que inspirou o filme, além de seus amigos pescadores e comunidade caiçara.
Distribuição
Até outubro, o filme será exibido nos cinemas de mais de 40 países da América do Sul, Central e do Norte e da Europa. Entre os países que exibirão “Meu Amigo Pinguim” nas salas estão Argentina, Colômbia, Croácia, Espanha, França, Hungria, México, Peru, Polônia e Rússia. Depois de exibido nos cinemas do mundo, o filme deve ampliar seu alcance via streaming superando 120 países.
David Schurmann foi convidado para dirigir “Meu Amigo Pinguim” quando estava em Los Angeles com a campanha para o Oscar de seu filme anterior, “Pequeno Segredo”, que teve Florianópolis – Santa Catarina como principal locação. Aos dez anos de idade, David e a Família Schurmann trocaram a terra firme, em Florianópolis, pela vida a bordo de um veleiro. Aos 13 anos, ele ganhou sua primeira câmera, registrando as aventuras a bordo. Aos 16, desembarcou na Nova Zelândia, onde se formou cineasta e iniciou sua carreira.
No próximo ano, o diretor deve lançar “Por um Fio”, produção inspirada no livro de Drauzio Varella e estrelada por Romulo Estrela, Bruno Gagliasso, Othon Bastos, Zezé Motta, Bárbara Colen, Bella Campos e Sandra Corveloni.