Globo, Fundação Roberto Marinho e parceiros lançam campanha que alerta sobre evasão escolar

A evasão escolar é um dos grandes desafios do sistema educacional brasileiro e vem se agravando ainda mais na pandemia de Covid-19. Com a necessidade de isolamento social imposta pelo coronavírus, as escolas de todo o país suspenderam as aulas e tiveram que se reinventar buscando novas formas de manter o ensino à distância. Muitos estudantes, no entanto, não estão conseguindo acompanhar a nova rotina. De acordo com dados da Pesquisa "Juventudes e a pandemia do Coronavirus", do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), 30% dos 33 mil jovens entrevistados pensam em deixar a escola e, entre os que planejam fazer o ENEM, 49% já pensaram em desistir.

Em um esforço conjunto para enfrentar a questão, Globo, Fundação Roberto Marinho, Unicef, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e mais de 25 organizações sociais, institutos e fundações que trabalham com educação lançam o projeto"Não Desista do seu Futuro", que alerta para o fato de que muitos alunos estão deixando de estudar, incentiva a não desistência e o fortalecimento do vínculo entre estudante e escola.

A mobilização começou no último domingo, dia 11, com o lançamento de um filme com música inédita interpretada por Carlinhos Brown e Lexa, numa parceria com a Som Livre. A letra, composta por Brown em parceria com Sergio Valente, traz uma mensagem otimista, incentivando o vínculo entre aluno e escola e lembrando que educação é direito de todos. Diz um trecho da canção: "Se não dá para ir à escola agora, não deixe a escola ficar longe de você. Ligue, clique, se conecte. Não desista do direito… Seu direito de aprender". O público também pode conhecer um trechinho da música cantada ao vivo, na voz de Brown, durante a tarde, na final do "The Voice Kids", na mesma data.

Além de ser visto nos intervalos da programação da TV Globo, o filme contará com desdobramentos nos canais por assinatura e ações multiplataforma, em uma estratégia de longo prazo, mas que tem um marco importante este mês por conta do Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro. O objetivo da mobilização é oferecer aos estudantes, suas famílias e professores informações que os ajudem a dar continuidade aos estudos diante dos diferentes contextos e realidades que todos teremos que enfrentar após a pandemia.

Para manter o debate vivo e constante na sociedade, o site TMJ Sempre vai reunir propostas de ações e soluções para combater a evasão escolar. Os conteúdos são produzidos pelas mais de 25 entidades parceiras no projeto e têm a função de prestação de serviços, oferecendo caminhos para apoiar estudantes, a família e os professores para enfrentar a questão. Estarão disponíveis videoaulas, webinários, jogos e metodologias, entre outros conteúdos, que serão atualizados constantemente.

O projeto "Não Desista do Seu Futuro" é uma parceria Globo, Consed, Undime, Fundação Roberto Marinho, Unicef, Unesco, Fundação Lemann, Fundação Grupo Volkswagen, Fundação Telefonica – Vivo, Instituto BEI, Instituto Natura, Instituto Oi Futuro, Instituto Península, Instituto Unibanco, Instituto Votorantim, Itaú Educação e Trabalho, Itaú Social, Instituto Alana, Cenpec, Comunidade Educativa Cedac, CIEB, Ensina Brasil, FGV, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Futura, Instituto Ayrton Senna, Instituto Reúna, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Sonho Grande, ISMART, Movimento Colabora, Movimento pela Base, Nova Escola, Parceiros da Educação, Porvir e Todos pela Educação.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns a todos os envolvidos nesta campanha tão relevante,que muito contribuiu neste momento de crise,vcs representam bem o Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui