Filme "Cartas Para…" inicia gravações em Portugal

O documentário "Cartas Para…" inicia sua etapa de gravação neste mês de outubro, nas cidades de Lisboa, Coimbra e Almada, em Portugal. O longa escrito e dirigido por Vânia Lima propõe uma ponte entre Brasil, Moçambique e Portugal por meio da narrativa do filme, onde três escritoras, Elisa Lucinda (foto), no Rio de Janeiro; Paulina Chiziane, em Maputo; e Raquel Lima, em Lisboa, escrevem cartas entre si revelando anseios, perspectivas e processos criativos.

"Quando criança, as palavras me deram horizonte, sonho, um lugar para ir quando não me encaixava. Penso que a escrita é esse lugar revelador entre a opressão e a resistência, o concreto e o imaginário, entre o que se quer dizer e o que é entendido, e é aqui que para mim o filme acontece", comenta em nota a diretora, que também é sócia do Grupo Têm Dendê. A produção executiva de "Cartas Para…" é assinada por Keyti Souza e Taguay Tayussy. 

Em Portugal, Érico Aires, produtor radicado na cidade de Porto, revela que as externas acontecem em circular por Lisboa, Coimbra e Almada desde 5 de outubro, com a fotografia de Cláudio Antônio.

Dividido em três atos, o filme de 80 minutos será conduzido pelas cartas e a diretora comenta como se dará essa construção: "São elas, as cartas, que conduzem as narrativas, ditas e não ditas do documentário. Em cada ato, ações diferentes. No primeiro, teremos a escrita. É também o momento em que apresentaremos as escritoras, suas casas, locais de escrita e o início de suas cartas. No ato seguinte, imergimos no processo criativo delas, enquanto artistas e mulheres. E por fim, o desenlace com o último parágrafo da carta mostrando uma despedida; um afago, entre mulheres tão distantes e tão próximas". 

Realizado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, "Cartas Para…" tem previsão de lançamento para 2022 com distribuição da Lança Filmes. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui