Programação
13/11/2019, 21:31

Pré-estreia de "Mar Brasil" terá debate com Amyr Klink no dia 19

A série "Mar Brasil" tem pré-estreia marcada para o dia 19 de novembro, às 19h, na Cinemateca Brasileira em São Paulo. O evento terá ainda o debate "Por um futuro sustentável para o Mar Brasil" com Amyr Klink, Carlo Linkevieius Pereira (Pacto Global da ONU) e professora Dra. Elisabete B. Saraiva (diretora do Instituto Oceanográfico da USP).

A série da Ocean Films, realizada com apoio da Cátedra UNESCO para sustentabilidade dos Oceanos/Instituto Oceanográfico da USP, aborda o que os brasileiros estão fazendo para enfrentar as ameaças ao mar do Brasil e preservar sua diversidade.

A série em cinco episódios será exibida no "BandNews Docs", bloco do canal BandNews dedicado a documentários. A estreia está marcada para o dia 24 de novembro às 12h, e segue com exibição aos domingos no mesmo horário.

Além das ameaças globais que ameaçam ecossistemas fundamentais como mudanças climáticas e acidificação das águas por excesso de CO2 no ar, no Brasil mais de 80% das espécies exploradas na costa brasileira estão ameaçadas pela pesca predatória e ilegal correndo o risco de extinção; dez milhões de toneladas de lixo chegam ao mar todos os anos, poluindo e colocando em risco todo o ecossistema, o turismo predatório destrói reservas naturais.

A equipe do "Mar Brasil", capitaneada pela jovem navegadora Tamara Klink, mergulhou no tema para identificar as principais ameaças, mas sobretudo para destacar iniciativas que lutam contra a destruição e trabalham pela preservação da vasta biodiversidade do mar brasileiro, das águas profundas à zona costeira do Atlântico Sul.

A série mostrará como cientistas renomados, ONGs, pescadores e comunidades tradicionais estão mobilizados nesta luta. Participam dos episódios brasileiros emprenhados em reverter o quadro como o professor Doutor Alexander Turra, do Instituto Oceanográfico da USP e referencia internacional no tema do impacto ambiental marinho; Dona Maria Helena, líder comunitária cearense que revolucionou o turismo na região; o explorador Amyr Klink; catadores e pescadores da RESEX de Canavieiras (BA) que reverteram a depredação da sua região. A cada episódio a série retrata soluções inovadoras e diferentes estratégias de ação, como adotar técnicas sustentáveis de pesca, ampliar as áreas de proteção marinha, instalar sistemas de boias para monitorar o que acontece em alto mar e outras.

O projeto foi realizado com recursos da Lei do Audiovisual / Ancine com patrocínio da Enauta.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 1996-2019 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top