Pela primeira vez no país, FameLab Brasil será exibido pela TV Cultura

Neste domingo, 15 de novembro, a TV Cultura transmite, pela primeira vez no país, a edição brasileira de uma das maiores competições de comunicação científica do mundo. Com apresentação de Marcelo Tas, a partir das 15h, o programa especial revela quem será o(a) jovem cientista que vai representar o Brasil no FameLab Internacional, que este ano acontecerá em 26 de novembro, em Londres, de forma remota, com transmissão pelo YouTube.

O evento é realizado pelo British Council em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O programa na TV Cultura conta a história do FameLab no Brasil, destaca a importância da ciência e de como traduzi-la de forma que todos a entendam, além de mostrar como foi a competição deste ano até chegar ao vencedor. Dos 118 jovens pesquisadores inscritos, maioria mulheres e vindos de todas as regiões do Brasil, 30 foram selecionados e participam do programa. Eles receberam um treinamento em comunicação científica da especialista britânica Wendy Sadler e do brasileiro Ronaldo Christofoletti e apresentam, ao vivo por videoconferência, seus trabalhos científicos ou tecnológicos enfatizando qual o impacto e a importância na vida cotidiana. Dos 30 selecionados, dez passam para a final e somente um será o vencedor.

A exibição do FameLab Brasil 2020 conta com jurados ilustres entre pesquisadores e fomentadores da ciência no país: o youtuber Felipe Castanhari, o doutor Arquimedes Belo Paiva, a neurocientista Carla Tieppo e a bióloga citotecnologista Simone Evaristo são responsáveis pela 1ª seleção. Já na 2ª, estão o diretor científico da FAPESP Luiz Mello, o presidente da Confap Odir Dellagostin, a jornalista criadora da revista Pesquisa Fapesp Mariluce Moura e a assessora especial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) Regiane Relva Romano.

Premiação

O grande prêmio do FameLab Brasil 2020 será representar o país na FameLab Internacional entre jovens de outros 31 países. Além de seguir aprimorando as habilidades de comunicação em língua estrangeira, o vencedor brasileiro poderá ampliar sua rede de contatos, abrindo portas e criando oportunidades de negócios futuros.

O FameLab

Criada em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, a competição é realizada pelo British Council em 32 países com o objetivo de promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos no dia a dia da sociedade, além de incentivar o desenvolvimento de competências em comunicação, em especial a habilidade oral.

Além do FameLab, o British Council se consolida como fomentadora da ciência no país por meio dos programas Universidades para o Mundo, Mulheres na Ciência e Newton Fund.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui