A DirecTV anunciou nesta terça-feira (13) a estréia de "Cinema", décimo episódio (de um total de 12) da série documental sobre Chico Buarque de Hollanda, que será exibido de 24 a 30 de dezembro no seu canal de produção nacional, o Canal 605. A série sobre Chico é dirigida por Roberto de Oliveira e integra um pacote de produções nacionais que a operadora viabilizou para seu Canal 605 por meio do artigo 39 da Ancine. Seis episódios já saíram em DVD e estão no mercado (pelo selo EMI).
A DirecTV também apresentou os documentários "Estradas Reais – Das Minas ao Mar", feito pela MPC e CaradeCão Filmes, e três episódios de "A Cor da Casa", sobre decoração, feito pela Biondo Multimídia com direção de Izabel Jagauribe. Ainda, a operadora anunciou seu novo projeto para 2006: dois episódios do especial "Gal Costa: do Tropicalismo aos Dias de Hoje", produzido pela gravadora Trama e que será dirigido por Fernando Faro (diretor da consagrada série "Ensaio", da TV Cultura). Segundo Luiz Eduardo Baptista, CEO da DirecTV, o impacto destas produções no mercado nacional e também a repercussão na América Latina sinalizam que o trabalho deve ser continuado – a DirecTV, numa situação especial criada no período pós-venda nos EUA que a obrigou a fazer remessas ao exterior a partir do Brasil por conta de compra de programação, foi até novembro de 2005 a segunda maior depositária de recursos na Ancine pelo artigo 39, (atrás apenas da HBO), respondendo por 16,7% dos recolhimentos. "Espero ter a oportunidade de continuar investindo nesses projetos", diz Baptista, com a ressalva "de que não haja conflito com a Globosat". O executivo é quem ficara à frente da nova operadora de DTH, fruto da fusão entre as operações brasileiras de Sky e DirecTV, em processo que no momento aguarda aprovação do Cade.
Dentro da política de aproximação que naturalmente ocorrerá daqui para frente entre Globo e DirecTV, o canal da Globosat Multishow já acertou a exibição dos documentários com Chico Buarque.
Programação