A Apple lançou nesta terça-feira, 13, a versão brasileira da iTunes Store, loja de conteúdo digital da Apple. A iTunes Store também chegou a outros 15 países da América Latina. Acessível por meio de PCs pelo software iTunes ou por meio de dispositivos móveis da Apple (iPhones, iPads e iPods), a loja possui um catálogo de 20 milhões de músicas e mais de 1 mil filmes (para venda e aluguel).
O acervo musical inclui selos independentes locais e artistas nacionais de renome, como Roberto Carlos e Marisa Monte, assim como conteúdo das principais gravadoras internacionais. Em filmes, o catálogo possui títulos de estúdios como 20th Century Fox, Paramount Pictures, Sony Pictures Home Entertainment, Universal Pictures, The Walt Disney Studios e Warner Bros.
As músicas na iTunes são vendidas sem DRM (Digital Rights Management), ou seja, podem ser compartilhadas com outros aparelhos. Os arquivos são compactados em 256 Kbps no formato AAC. A maioria das músicas custa US$ 0,99 cada. E os álbuns, US$ 9,99. Para a compra na loja brasileira é preciso ter um cartão de crédito com endereço de fatura no Brasil.
A iTunes existe desde 2003 nos EUA e já vendeu mais de 16 bilhões de músicas ao redor do mundo.