Plataforma Gente lança estudo sobre comportamento dos brasileiros nas redes sociais

Na próxima quarta-feira, 18 de dezembro, a plataforma Gente lança um novo estudo. Intitulado "#Seguidores", o material traça um perfil desse público brasileiro nas redes sociais, apresentando números de acesso e consumo e informações como quem eles seguem e o motivo. O trabalho é assinado pela Diário de Campo Pesquisa e poderá ser acessado gratuitamente. Na data, também vai ao ar "Seguidores e Influenciadores", episódio da segunda temporada de podcasts da plataforma. 

O estudo é apresentado em três divisões: "Vício e Prazer", "Motivos para Seguir" e "Dois polos e um eixo". Juntas, elas buscam revelar o que há por trás do comportamento online de grande parte da população. A pesquisa ouviu cerca de 1200 pessoas de todo o país, com idades entre 14 e 55 anos, e constatou que 84% segue pelo menos um influenciador digital.

A primeira parte mostra a intensidade com a qual os usuários acessam o Instagram – 43% dos entrevistados se declarou viciado na rede social. Depois, explica as motivações para seguir influenciadores. O "Primeiro Eu" mostra que as pessoas buscam algo que acrescente e contribua para suas vidas sem precisar dar nada em troca; o segundo motivo, intitulado "Do jeito que eu quero", fala sobre como os seguidores se sentem livres no relacionamento com influenciadores, já que podem decidir quem querem seguir, quando e como isso será feito; a última motivação seria evitar a sensação de solidão, área do estudo nomeada como "Nunca estarei sozinho". De acordo com a pesquisa, uma em cada cinco pessoas considera alguns influenciadores mais próximos do que amigos da vida offline.

Por fim, a pesquisa faz a análise "Dois polos e um eixo", que conclui que ao mesmo tempo em que a vida dos outros traz prazer, satisfazendo um desejo de "fuçar" na vida alheia, seguidores também enxergam ali uma oportunidade de viver novas experiências, conhecendo lugares para onde eles não iriam, por exemplo.

Já o podcast "Seguidores e Influenciadores" vai debater o tema com a presença de Bia Granja, fundadora da YouPix; Henrique Dias, diretor de planejamento estratégico da BOX 1824, empresa que trabalha com tendências e comportamentos; e Juliana Queiroz – especialista do comportamento do consumidor da Diário de Campo Pesquisa, ateliê de pesquisa de mercado. Comandado por Juliana Wallauer, o conteúdo traz os convidados falando sobre como as novas formas de conexão reorganizaram a dinâmica da sociedade. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui