A 1ª Mostra de Cinema Periférico – A Quebrada Comunica será realizada neste sábado, dia 14 de dezembro, na Praça Brasil, Cohab II, zona leste de São Paulo. A mostra busca celebrar a produção audiovisual independente das periferias, oferecendo um espaço democrático para exibições de curtas-metragens que abordam diversidade, ancestralidade e questões sociais contemporâneas, com um marco histórico sendo o primeiro festival de exibições de cinema independente a céu aberto na COHAB II.
Nesta primeira edição, os destaques incluem os filmes premiados nas categorias principais como Melhor Curta: "Dons da vida: Dom Marcos", "Neurótico & Consciente", "Dias de Várzea", "Além das Pipas" e "Emocionado". Além disso, haverá menções honrosas para curtas que capturam diferentes perspectivas culturais e estéticas: "Carpina 11 de Setembro", "Em Gira da Maresia ao Vendaval", "Uber Aplicativo Móvel", "Menina Semente" e "Memórias 3×4".
A programação também contará com a presença especial de Emiliano Zapata, diretor de inovação e políticas audiovisuais da Spcine, que contribuirá com um debate sobre políticas culturais e o futuro do audiovisual nas periferias com mais alguns representantes do cinema popular periférico.