O diretor Cacá Diegues faleceu nesta sexta, 14 de fevereiro, aos 84 anos. O cineasta será homenageado com uma programação especial nos canais Curta! e Canal Brasil neste fim de semana. O Curta! exibirá episódios dedicados a ele das séries "Grandes Cenas" e "Cineastas". No Brasiliana TV, streaming para assinantes da Claro tv+, além desses dois episódios, também estará disponível o longa-metragem "Bye Bye Brasil". Alagoano, Cacá Diegues foi um dos fundadores do Cinema Novo e diretor de longas de sucesso como "Ganga Zumba", "Deus é Brasileiro" e "O Grande Circo Místico", além de produções para a televisão. Imortal, ocupou a cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL).
No Curta!, as exibições serão na noite do dia 15 e na manhã de 16. No sábado, às 20h20, e no domingo, às 11h30, o canal exibirá o episódio "Bye Bye Brasil", de "Grandes Cenas". A série busca analisar cenas memoráveis do cinema brasileiro e, no episódio, Diegues e a atriz Betty Faria percorrem as estradas trilhadas pelo antológico "Bye Bye Brasil" (1980), acompanhando a trupe circense de Lorde Cigano e Salomé. A cena em destaque é a da telepatia, um momento de contato com a comovente realidade do povo do sertão e seu desejo por um Brasil melhor. Na noite de sábado, às 20h40, e no domingo, às 10h30, no capítulo que leva o seu nome da série "Cineastas", o diretor relembra seus filmes, desde a década de 1960, e o Brasil da época, que o fez se autoexilar na Europa. "A gente não inventou um cinema para o país. A gente inventou um país para o cinema", diz Cacá Diegues no episódio da série "Cineastas".
No Brasiliana TV, além dos episódios, assinantes Claro tv+ poderão assistir ao filme "Bye Bye Brasil", de 1980, com Betty Faria e José Wilker no elenco. No longa, Salomé (Betty Faria), Lorde Cigano (José Wilker) e Andorinha são três artistas ambulantes que cruzam o país juntamente com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira e que ainda não tem acesso à televisão. A eles se juntam o sanfoneiro Ciço (Fábio Jr.) e sua esposa, Dasdô (Zaira Zambelli), e a Caravana cruza a Amazônia até chegar a Brasília.
O Canal Brasil também abre espaço em sua grade para uma homenagem a um dos maiores nomes do cinema brasileiro. Nesta sexta, 14, a partir das 22h, serão exibidos o longa-metragem "Bye Bye Brasil", um clássico indicado à Palma de Ouro em Cannes, e uma entrevista ao programa "Sangue Latino", de Felipe Nepomuceno. No sábado, 15, irá ao ar o longa "O Grande Circo Místico", seguido por uma entrevista do cineasta sobre a produção dirigida por ele na atração "O País do Cinema: O Grande Circo Místico", apresentado por Fabíula Nascimento.
Já o domingo, 16, será inteiramente dedicado a Cacá Diegues com uma extensa maratona. O Canal Brasil exibirá entrevistas do cineasta aos programas "Letras Brasileiras", "O Bagulho é Doido", "Preto no Branco", "Tarja Preta", "Sangue Latino", "Cinejornal" e "Espelho", este último apresentado pelo ator Lázaro Ramos.
Também integrarão a maratona os longas-metragens "A Grande Cidade", "Dias Melhores Virão", "Deus é Brasileiro", "Tieta Do Agreste", "Orfeu", "Bye Bye Brasil", "O Grande Circo Místico", "Xica Da Silva", "O Maior Amor Do Mundo" e "Veja Esta Canção", além da exibição de duas entrevistas ao programa "Rolo Extra", apresentado por Pedro Bial – "Rolo Extra: Veja Esta Canção" (2005) e "Rolo Extra: Deus É Brasileiro" (2004).