Em Berlim, Governo de SP anuncia Plano de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual Paulista

Anúncio do Plano de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual Paulista no Berlinale (Foto: Governo de São Paulo)

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, anunciou nesta sexta, 14 de fevereiro, a criação do Plano de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual Paulista, durante a 75ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale). A iniciativa será focada em fortalecer o setor e consolidar o estado como polo de produção de conteúdo. O plano prevê investimentos em diversas áreas, incluindo governança, infraestrutura, formação, fomento e promoção internacional.

O anúncio foi feito pela secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton, durante participação no painel sobre as iniciativas de internacionalização do cinema brasileiro. O painel fez parte das atividades do European Film Market (EFM). "O estado de São Paulo já é um hub nacional do audiovisual e com a criação desse Plano queremos potencializar isso ainda mais. Vamos mostrar tudo o que o estado tem a oferecer e impulsionar o crescimento do setor, gerar empregos, atrair investimentos e fortalecer a nossa posição no cenário audiovisual global", afirmou.

O desenvolvimento do Plano envolve uma série de ações, como a criação de uma Film Commission estadual que dará apoio à formação de comissões municipais em cidades foco, fomentando a produção audiovisual em todo o estado. A Film Commission ainda realizará um levantamento das locações de interesse e da infraestrutura disponível em cada cidade, apoiando também a criação de arcabouço jurídico administrativo municipal, a definição de protocolos de filmagens e treinamento de gestores.

"O programa impactará todo o Estado de São Paulo, com ações descentralizadas que valorizam os talentos e vocações regionais. Vamos contar com apoio de prefeituras, instituições culturais e de ensino, além de empresas de todas as regiões, que poderão participar e contribuir para o desenvolvimento do setor", detalhou a secretária.

Além disso, será criado o Circuito Paulista de salas de cinema, como forma de ampliar a rede exibidora, incluindo parcerias com universidades, Fatecs, Etecs e outras instituições, democratizando o acesso à cultura e exibindo produções paulistas.

O Plano também prevê questões relacionadas ao fomento. Por isso, será realizada uma reestruturação dos mecanismos de fomento e criação de um programa estadual para atrair produções internacionais. Para que os profissionais estejam preparados para suprir as necessidades deste mercado em plena expansão, serão desenvolvidas ações de formação, com a criação de um programa integrado de formação para profissionais do audiovisual, em parceria com instituições de ensino e organizações do setor.

"Com a criação do Plano, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo reforça seu compromisso com o desenvolvimento do setor audiovisual paulista, buscando fortalecer a indústria, gerar empregos e promover a cultura e a economia criativa no estado", finalizou Marília Marton. O Plano de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual Paulista está sendo desenvolvido em colaboração com o Museu da Imagem e do Som (MIS) e apoio de uma consultoria técnica especializada.

Mostra Paulo Gustavo

Como parte das iniciativas de valorização do setor audiovisual paulista, será realizada, em julho deste ano, a Mostra Paulo Gustavo, que contará com atividades como palestras, workshops, aulas magnas, feira de economia criativa e exibição de filmes convidados, além de obras restauradas digitalizadas. A Mostra também terá produções incentivadas pela Lei Paulo Gustavo no estado de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui