Nos dias 10, 11 e 12 de março de 2025 acontecerá no Rio de Janeiro a primeira edição do Latam Content Meeting, que reunirá profissionais e empresas do setor audiovisual de várias partes do mundo. O evento atenderá a uma demanda de produtoras independentes de conteúdo e plataformas (TVs e OTTs) da América Latina por um espaço segmentado para a não-ficção dedicado à geração de parcerias e negócios. O objetivo é mostrar a vitalidade do mercado audiovisual e criar oportunidades de trocas entre produtores, distribuidores e exibidores internacionais.
“Existe uma demanda por um mercado focado em conteúdos de não-ficção e o Brasil é um catalisador natural, um hub muito importante para a região. O Latam Content Meeting reunirá no Rio de Janeiro representantes de várias partes do mundo, como Inglaterra, França, Estados Unidos, Alemanha, Bolívia e Colômbia, entre outros. Tenho certeza de que no encerramento do evento terão sido realizados muitos novos negócios e vamos contribuir para o incremento da produção na América Latina”, acredita Fernando Dias, presidente do evento.
A programação do Latam Content Meeting será composta por oportunidades de reuniões one-to-one, sessões de pitch, espaços para networking e palestras com players do Brasil e do exterior. Da Europa, estão confirmadas as participações de representantes da alemã Deutsche Welle, da emissora britânica Channel 4, da France Télévisions e da Austrian Broadcasting Corporation, além da japonesa NHK Enterprises, entre outros. Entre as emissoras nacionais, já confirmaram presença executivos da TV Globo, da TV Cultura, do Canal Curta!, da Band e do Canal Brasil, além das plataformas de streaming Amazon Studios, Grupo Warner Bros. Discovery, Youtube e Globoplay e dos canais Fast LG e Samsung TV Plus.
Programação
Na sessão de abertura do Latam Content Meeting, no dia 10 de março, Caroline Behar, da France Télévisions, apresentará a Global Doc Alliance — uma iniciativa de cofinanciamento que une os principais canais públicos internacionais em um esforço para promover a diversidade, elevar a qualidade dos conteúdos e atender aos padrões globais em constante evolução. No mesmo dia, acontecerá um encontro com Kate Phillips, diretora de Unscripted da BBC – Reino Unido, que falará sobre o mercado crescente de coproduções internacionais.
Outro destaque na programação são as quatro palestras Industry Talk que acontecerão nos dias 10 e 11 de março, reunindo representantes dos canais brasileiros (TV aberta e paga), de emissoras internacionais, com a participação dos maiores broadcasters públicos e privados do mundo, dos canais Fast e das plataformas de streaming. Nesses encontros, os executivos apresentarão como cada um desses espaços desenvolve narrativas por meio de documentários e formatos de não-ficção. Também discutirão os desafios de equilibrar entretenimento com autenticidade, os tipos de conteúdo procurados pelas diferentes janelas e as oportunidades de coprodução com produtores independentes.
No dia 12 de março, a palestra “Quando a Realidade Encontra a Ficção” contará como os criadores transformam histórias reais em uma ficção envolvente. A ideia é mostrar os desafios e os processos criativos por trás da dramatização de eventos reais e personagens verídicos, como no caso do filme “Maníaco do Parque”, do Prime Video, onde especialistas da indústria discutirão a linha tênue entre fato e ficção, considerações éticas e as escolhas de narrativa que dão vida a essas histórias.
Pitchings
As sessões de pitch serão gerenciadas pela equipe do Sunny Side of the Doc, maior evento internacional dedicado a documentários lineares e não-lineares que acontece anualmente em La Rochelle, na França, parceiro do evento brasileiro, a quem coube o papel de gestão de todo o processo, desde a convocatória e inscrição dos projetos até a seleção, mentoria e produção das sessões no local.
Foram 18 projetos selecionados, em três categorias temáticas – “Natureza e Meio Ambiente“, “Assuntos Atuais e Investigações“ e “Entretenimento Factual” – escolhidos entre 148 inscrições de 30 países diferentes, sendo 66% da América Latina e 34% do resto do mundo. Os participantes terão a oportunidade de apresentar o seu conteúdo para um júri. Antes, participarão de sessões de treinamento com mentores internacionais coordenados pelo Sunny Side of the Doc, com a chance de ganharem prêmios caso sejam vencedores.