Erika Januza comandará, a partir desta sexta-feira, 14, às 21h, uma nova atração no GNT: “Rainhas Além da Avenida”. A atriz, apresentadora e rainha de bateria da Unidos do Viradouro acompanhou durante meses a rotina das rainhas do grupo especial do Carnaval do Rio, revelando as dificuldades, desafios e emoções das majestades do samba.
O reality é dividido em quatro episódios e acompanha as rainhas de bateria de grandes escolas de samba, como Beija-Flor, Mangueira, Grande Rio, Mocidade Independente de Padre Miguel, Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense, Paraíso do Tuiuti, Unidos da Tijuca, Salgueiro, Unidos de Padre Miguel, Portela e Viradouro, em suas rotinas familiares, pessoais e profissionais até o momento de brilharem na avenida. Com a proximidade da festa, que também traz a herança da ancestralidade, Erika Januza mostrará o contato e a troca das rainhas com suas comunidades. O público terá a oportunidade de mergulhar no cotidiano delas nos ensaios na rua e nas quadras, e na escolha dos figurinos para encantar na Praça da Apoteose. O programa também abordará a sororidade entre as mulheres, a relação com o próprio corpo e a tradição da Marquês de Sapucaí.
“Eu estou muito feliz com ‘Rainhas Além da Avenida’ porque, de alguma forma, é a volta da AfroReggae ao audiovisual e até a minha volta também para a TV Paga”, conta José Júnior, showrunner do projeto. “Eu, durante muitos anos, fiz projetos para o Multishow, GNT, Canal Brasil e Modo Viagem, e voltar com uma apresentadora negra, falando de uma tema tão importante que são as rainhas de Carnaval e trazendo de alguma forma a cultura afrobrasileira e todo o seu potencial de entretenimento e social, me deixa muito feliz”.
“Rainhas Além da Avenida” conta a história de mulheres com uma profunda conexão com a comunidade e que cresceram no mundo do samba e das celebridades que se apaixonaram pelo universo das agremiações. Erika Januza acompanha a rotina de Lorena Raíssa, Mayara Lima, Fabíola de Andrade, Lexa, Viviane Araújo, Andressa Marinho, Paolla Oliveira, Evelyn Bastos, Bianca Monteiro, Maria Mariá e Sabrina Sato.
Jorge Espírito Santo, diretor de “Rainhas Além da Avenida”, explica como foi traduzir o show de cores e sons das escolas de samba para um projeto no audiovisual: “O mais legal e interessante desse projeto é o fato de ser uma ideia bastante original da Erika Januza, que é uma rainha de bateria, e gostaria de ver esse lado mais humano, real, da vida dessas mulheres que são ícones do carnaval, e vivem no imaginário das pessoas. O trabalho mais interessante foi tentar traduzir isso para as pessoas, em uma linguagem que fizesse com que todo mundo – desde quem gosta de Carnaval até quem não se interessa – pudesse se identificar e participar um pouco desse universo”.
“Rainhas Além da Avenida” estreia no dia 14 de fevereiro, com exibição todas as sextas, às 21h, no GNT, e no dia seguinte no Globoplay Premium. Realizada pela AfroReggae Audiovisual, a série criada por Erika Januza e Vitor Carpe tem direção de Jorge Espírito Santo e produção de José Junior.