GVT pode lançar operação 100% IPTV ainda em 2014

A GVT começou a realizar testes para o lançamento de uma operação de TV por assinatura full IP sobre redes GPON de fibra até a casa do usuário (FTTH). "O número de instalações de IPTV puro ainda é pequeno, apenas para teste mesmo, mas a ideia é que lancemos a operação full IP ainda esse ano", revela o vice-presidente de marketing e vendas da GVT, Daniel Neiva.

O executivo explica que o full IPTV está sendo considerado apenas onde a GVT tem rede FTTH com GPON, onde a rede tem velocidades acima de 150 Mbps, como em alguns bairros de São Paulo. "Começamos com uma oferta híbrida de DTH (para canais lineares) e IPTV (conteúdos on-demand e interatividade), depois partimos para o satélite puro e agora para full IPTV. É a evolução natural da nossa estratégia", avalia Neiva.

Híbrido

Além disso, o IPTV está sendo usado também como um backup para eventuais falhas na distribuição dos canais lineares via satélite. "O satélite está sujeito às vezes a uma degradação ou mesmo perda de sinal por condições climáticas, como uma chuva forte. Mas na nossa TV híbrida há um backup via IP. Quando há queda de sinal, a plataforma identifica e em questão de segundos passa a entregar o canal que o assinante estava assistindo por IP", explica.

DTH

A diversificação da estratégia de TV paga da GVT já mostra resultados concretos. De acordo com Neiva, os acessos híbridos ainda dominam a base da operadora, mas o DTH puro, sem conectividade IP, já chega perto dos 20% das conexões de TV por assinatura. De acordo com dados da Anatel relativos a janeiro deste ano, a GVT chegou a 701,5 mil acessos de TV por assinatura, um crescimento de 55,35% em relação a janeiro de 2013 (451,6 mil) e de 1.151% frente aos 56,069 mil conexões de janeiro de 2012.

Novos canais HD

A GVT anunciou também nesta sexta, 14, o lançamento de mais nove canais em alta definição: ESPN Brasil HD (47), ESPN HD (46), Globo News HD (40), HBO2 HD (122), HBO Family HD (127), HBO Plus HD (123), SporTV2 HD (38), Telecine Cult HD (116) e Universal Channel HD (43). Agora são 39 os canais em alta definição na grade da operadora. Como de praxe, a operadora fará a substituição das versões standard definition pelas versões em HD e não há cobrança de custo extra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui