Animação infantil "Cora e os Corais" estreia no dia 16 de março

Animação infantil "Cora e os Corais" (Foto: Divulgação)

Com direção de Levi Luz e Bia Hetzel e roteiro de Flávia Lins e Silva ("Detetives do Prédio Azul") e Camila Queroz, o curta-metragem de animação "Cora e os Corais" será lançado no dia 16 de março no canal de YouTube do Projeto Coral Vivo. O acesso será livre e gratuito para todos os públicos. 

O filme, que contou com a consultoria científica de Clovis Castro, Débora Pires e Flávia Guebert, do Projeto Coral Vivo, utiliza uma técnica de animação que mistura ilustrações 2D feitas por Mariana Massarani – marcando a estreia da ilustradora em animações – com fotografias de Áthila Bertoncini. Para chamar a atenção para a ameaça do plástico no oceano, todos os objetos feitos desse material aparecem como fotografias misturadas aos desenhos de Massarani. A obra foi idealizada pelo Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras, e produzida pelo Instituto Coral Vivo.

"Cora e os Corais" acompanha as aventuras de uma menina de origem indígena de oito anos e de seu primo, Cauê, de nove, em um passeio no barco de turismo dos avós durante o Carnaval. O filme leva os espectadores a uma jornada submarina, destacando a importância do cuidado com o oceano e apresentando algumas das espécies que habitam o trecho de maior biodiversidade de nosso litoral, como corais, peixes sargentinhos, tubarões-lixa, polvos, tartarugas-marinhas e arraias. 

Durante um mergulho especial, Cora descobre que tem superpoderes: consegue escutar a vida marinha. Ela presta atenção nos avisos e reclamações de quem vive no oceano em relação às ameaças causadas pelos humanos, como uma âncora jogada em cima dos corais, uma sacola plástica engolida pela tartaruga e um copo descartável e outros objetos perdidos no mar. Usando sua sensibilidade, Cora dá voz aos pedidos dos animais: pede mais cuidado e carinho com o oceano e lembra que lugar de plástico não é no mar. Graças aos cuidados da família de Cora com o ambiente, os seres marinhos voltam à tranquilidade e todos os personagens do filme, inclusive os turistas embarcados no cruzeiro, presenciam o maior show do oceano: o momento mágico da Lua Nova de Carnaval, durante o qual, todos os anos, acontece a desova dos corais-cérebro-da-Bahia.

Música 

Ao todo, mais de 30 profissionais estiveram envolvidos nessa produção, desde a construção do roteiro até o trabalho de animação, dublagem e edição. O filme apresenta também uma trilha sonora rica em ritmos e instrumentos brasileiros. Cinco músicas feitas especialmente para ele pela compositora Paula da Matta compõem o álbum "Cora e os Corais", disponível nas plataformas de streaming de áudio Spotify e Apple Music. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui