Consolidado no calendário anual de festivais audiovisuais, o Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação chega à sua 7ª edição em 2025 e acontece entre os dias 18 e 23 de março no CineX, localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, com entrada gratuita. A programação conta com atividades de formação, integração de mercado para profissionais da área e exibição de mais de 70 filmes de animação nacionais e internacionais, em mostras competitivas e não-competitivas.
Realizado por Camila Nunes, fundadora da CSNR Produções e head do Lanterna Mágica, em parceria com Wadih Elkadi, fundador da produtora goiana Baloo Filmes, o evento é dividido em três eixos principais: Exibição, que inclui as mostras competitivas e não-competitivas; Mercado, contemplado pelo Lanterna Film Market, que promove diversas atividades, como estudos de caso, palestras, debates e encontros entre produtoras, distribuidoras e animadores; e Formação, centrado no Lanterna Educa, que compreende atividades de formação, como oficinas e debates, para o público em geral, além das exibições de filmes em escolas públicas.
Laboratório de Projetos e Oficinas
Este ano, o festival traz algumas novidades. Entre elas, um novo formato para o Laboratório de Projetos (LAMP), que selecionou 13 trabalhos nacionais e internacionais, exclusivos de animação, para participarem de uma experiência imersiva, com foco em desenvolvimento de narrativas e construção de networking. Essa internacionalização também se reflete na diversidade de tutores do LAMP. São quatro profissionais, cada um de um país diferente: Laryssa Moreira Prado (Brasil), cofundadora do projeto Brazilian Animation e integrante do Movimento Mulher Anima; João Apolinário Mendes (Portugal), diretor do OLHO Festival de Cinema de Animação e do Fórum de Animação; Paola Becco (Argentina), diretora e programadora do Festival Internacional de Animação em Stop Motion da Argentina; e Reinel Garcia (Cuba), diretor, distribuidor e consultor de projetos.
No eixo de formação, as oficinas se apresentam como um dos principais pilares da programação do Lanterna. Nesta edição, serão três oficinas, de curta e longa duração, com inscrições abertas ao público geral e temas diversos: IA como Suporte para Criatividade e Produtividade no Audiovisual, de 14 a 16 de março; Anime em 2D com o APP Callipeg, de 18 a 21 de março; e Mercado de Animação e a Visão do Produtor Executivo Criativo, de 18 a 21 de março. As inscrições para as oficinas estão abertas no site.
Mostras
Com mais de 70 filmes na programação, o Lanterna Mágica divide suas mostras em Mostra Competitiva Nacional, com animações produzidas no Brasil; Mostra Competitiva Internacional, incluindo trabalhos de fora do país; Mostra Gondwana, que reúne filmes dos países de África e Américas realizados por pessoas racializadas; Mostra Goiana, que apresenta as produções goianas mais recentes; Mostra Escola/Infantil, com animações voltadas para as crianças e famílias; e Mostra de Longas, com curadoria especial do Lanterna Mágica.