Nesta sexta, 14 de março, foram anunciados os indicados ao Prêmio Platino. A cerimônia, que acontece anualmente, reconhece as produções de destaque dos países da América Latina, Espanha e Portugal, e é considerada a maior premiação do cinema Ibero-Americano do mundo. Nesta edição, o Brasil aparece com 11 indicações, incluindo Melhor Filme, Atriz e Direção. A cerimônia será no dia 27 de abril, no Palácio Municipal Ifema, em Madrid, com transmissão ao vivo pela plataforma Smartplatino Tv e, aqui, pelo Canal Brasil.
Com três indicações – Melhor Filme de Ficção, Melhor Direção (Walter Salles) e Melhor Interpretação Feminina (Fernanda Torres) – o vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional "Ainda Estou Aqui" é o principal representante do cinema brasileiro nos XII Prêmios Platino. Na primeira categoria, ele concorre com "El Jockey" (Argentina); "El 47" e "La Infiltrada" (Espanha); e "Grand Tour" (Portugal). Em Melhor Direção, Salles disputa com Arantxa Echevarria ("La Infiltrada"), Luis Ortega ("El Jockey") e Pedro Almodóvar ("La Habitación al Lado"). Por fim, Torres tem como concorrentes ao prêmio Carolina Yuste ("La Infiltrada", Espanha), Sol Caraballo ("Memorias de um Cuerpo que Arde", Costa Rica), e Úrsula Corberó ("El Jockey", Argentina).
Outro destaque entre os indicados é "Arca de Noé". Baseado na obra musical de Vinicius de Moraes, o filme é dirigido por Sérgio Machado e Alois di Leo e conta com um elenco de dubladores, como Rodrigo Santoro e Marcelo Adnet, que interpretam as vozes protagonistas, além de Alice Braga, Adriana Calcanhotto, Lázaro Ramos e Seu Jorge, entre outros. "Arca de Noé" é uma produção de Caio Gullane e Fabiano Gullane, da Gullane, de Walter Salles e Maria Carlota Bruno, da Videofilmes, em coprodução com Symbiosys, Globo Filmes, Telecine e Imagem Filmes, que também assina a distribuição, em associação com Nip, Cmg e Kabuletê. O título concorre à Melhor Animação com obras da República Dominicana, Argentina/Peru, Espanha e Espanha/Panamá.
Duas minisséries disputam os troféus em diversas categorias. "Senna" (Netflix) concorre à Melhor Minissérie, Melhor Interpretação Masculina (Gabriel Leone), Melhor Ator Coadjuvante (Hugo Bonner) e Melhor Criador de Minissérie (Vicente Amorim, Patrícia Andrade, Fernando Coimbra e Luis Bolognesi). Já "Cidade de Deus – A Luta Não Para" (Max) foi indicada com Melhor Minissérie, Melhor Interpretação Masculina (Alexandre Rodrigues) e Melhor Interpretação Feminina (Andreia Horta).