O Canal Educação do Ministério da Educação (MEC) reformulará sua programação a partir da próxima segunda-feira, 17 de março. O canal apresentará uma nova identidade visual, novos programas, parcerias e uma grade reestruturada em faixas de programação. O objetivo é oferecer conteúdos educativos para diferentes faixas etárias e promover a capacitação continuada de educadores.
A grade do canal será organizada em faixas de programação que refletem a missão institucional do MEC, com conteúdos para as faixas "Infanto-juvenil", "Jovem" e "Profissionais da Educação e Formação Continuada". A programação incluirá séries documentais, programas de entrevistas, reportagens, transmissões ao vivo e conteúdos específicos para cada faixa etária.
Entre os novos programas, destacam-se produções exclusivas do Canal Educação:
- "Inclusão Pra Valer": Apresenta a escola como um espaço de acolhimento das diferenças. A pesquisadora em educação inclusiva Mariana Rosa recebe especialistas para discutir a inclusão escolar de pessoas com deficiência. O programa tem a orientação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC. A estreia está marcada para terça-feira, 18 de março, às 19h30.
- "Compromisso Nacional Criança Alfabetizada": Aborda o dia a dia nas escolas, as interações da comunidade escolar e a atuação de educadores e gestores para garantir a alfabetização das crianças na rede pública de ensino. A estreia será em abril.
- "Educação Antirracista em Diálogo": Programa de entrevistas que abre espaço para vozes e histórias que fortalecem a luta por uma educação antirracista e pela valorização da cultura e dos saberes quilombolas. Produzida com a orientação da Secadi, a série é exibida às quartas-feiras, às 19h30, e terá uma segunda temporada.
Nas próximas semanas, o Canal Educação vai estrear novos programas e novas temporadas de parceiros da Rede Nacional de Comunicação Pública, como a Rede Minas e televisões universitárias (TV UFPR, TV UFOP, TV Pernambuco e TV UERN, entre outras). A grade também contará com produções contempladas pelo Prodav (Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro), produções da Red Tal – Televisión America Latina, e da nova parceria com o Sebrae.
O Canal Educação também lançará, em breve, seu aplicativo e serviço de streaming.
O Canal Educação pode ser sintonizado em canal aberto: 2.3 em Brasília e nos estados do Rio de Janeiro e Maranhão, e canal 1.3 em São Paulo. O canal também pode ser acompanhado ao vivo pelo site do Canal Educação e pelo portal do MEC, e todas as produções estarão disponíveis no Youtube.
A missão do Canal Educação é levar conteúdos educativos para todas as faixas de ensino e para os profissionais da área, seguindo as diretrizes e metas do Plano Nacional de Educação, da Base Nacional Comum Curricular e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
O público-alvo do canal inclui educadores e gestores da área da educação de instituições públicas e particulares, estudantes de todas as faixas de formação (do ensino infantil ao superior, passando pela educação profissional e tecnológica) e o público geral adulto.
Os eixos temáticos da programação são:
- Educação & Gestão,
- Conhecimento & Inovação,
- Comunicação & Expressão,
- Tecnologia & Pensamento Crítico,
- Trabalho & Responsabilidade,
- Cidadania & Diversidade.
As faixas de programação são divididas em:
- "Faixa Infanto-juvenil": Conteúdos para crianças de 3 a 14 anos, com foco no desenvolvimento emocional, social, físico e cognitivo, na exploração e descobertas, no aprendizado, leitura, escrita, cálculo, posicionamento crítico, autoconhecimento, cidadania e uso de tecnologia para a construção do conhecimento.
- "Faixa Jovem": Conteúdos para jovens de 15 a 18 anos, com foco na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cursos profissionais e tecnológicos, mundo do trabalho, empregabilidade e alfabetização de jovens e adultos, além de divulgação científica produzida por TVs de universidades públicas e institutos federais.
- "Faixa Profissionais da Educação e Formação Continuada": Conteúdos voltados à divulgação e discussão de políticas públicas educacionais, formação continuada de professores e temas de interesse para quem busca aprendizado contínuo.