Nesta semana, a Novelo Filmes iniciou as filmagens do longa-metragem "Casarão", terror ambientado em 1950, no interior rural de Santa Catarina. Embalado no suspense, o enredo traz uma mulher viúva e endividada, saudosa dos tempos de bonança, que fará de tudo para não perder a propriedade onde vive com sua filha.
A direção é de Cíntia Domit Bittar ("Baile", "Quero Ser Veg", "Virtuosas"), que aprofunda sua incursão como autora no cinema de gênero. Ela também assina o roteiro, co-escrito por Maria Augusta V. Nunes e Fernanda de Capua. A produção é de Ana Paula Mendes, que compõe a sociedade da Novelo Filmes com Cíntia e Maria Augusta. A produtora independente é sediada em Florianópolis e completa 15 anos em 2025, reunindo em sua filmografia curtas premiados de terror e o longa "Virtuosas", rodado no último semestre, que em breve chegará às telas com distribuição da Olhar Filmes, entre outros projetos em desenvolvimento.
As filmagens acontecem em dois patrimônios históricos do planalto norte catarinense, sendo a maior parte no Casarão da Fazenda São Jorge, erguido entre 1926 e 1928, no município de Irineópolis; e algumas cenas na Capela São Miguel, no interior de Canoinhas. O elenco conta com Juliana Lourenção, Karen Wassmen, João Pedro Prates, Guilherme Rodio, Valdir Grillo, Fernando Bispo e Sarah Motta, além de atores locais da região.
O projeto emprega diretamente cerca de 80 pessoas e tem financiamento estadual e federal, do Prêmio Catarinense de Cinema através da Chamada Pública de Co-investimento Regional (Ancine/FSA/BRDE), e recebeu apoio do Fundo Ibermedia durante seu desenvolvimento.
A diretora, Cíntia Domit Bittar, é membra do Conselho Superior do Cinema / MinC (2023-2025), vice-presidente do Santacine – Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina e integrante do +Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro. Integrou a chapa fundadora da API – Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro, onde esteve na diretoria por três mandatos (2019-2023).