Anatel prorroga por mais 60 dias definição sobre revisão dos contratos de concessão

A Anatel adiou por mais 60 dias a votação das propostas de revisão dos contratos de concessão e do Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU), na reunião do Conselho Diretor desta quinta-feira, 14. O pedido de prorrogação foi feito pelo conselheiro Otávio Luiz Rodrigues, que havia pedido vista das matérias em reunião do dia 31 de março.

Segundo Rodrigues, é preciso adequar as propostas às diretrizes de políticas públicas determinadas à agência pelo Ministério das Comunicações, no início desta semana. "É possível que se aproveite partes dos votos dos conselheiros Igor de Freitas e Rodrigo Zerbone", admitiu. Mas sem ultrapassar a competência normativa da Anatel, ressaltou o conselheiro.

Pela portaria publicada pelo Minicom, a Anatel deve criar as condições para migrar as atuais concessões de telefonia para um regime de maior liberdade, condicionando a mudança ao atendimento de metas relativas à banda larga, priorizando a expansão das redes de transporte em fibra óptica e em rádio de alta capacidade para mais municípios. Porém, estabelece a manutenção do serviço de voz onde ainda se mostra necessário.

A proposta de Igor de Freitas sugere que as concessões sejam limitas às localidades onde não há oferta de serviço de voz individual concorrente, seja fixo ou móvel. Já o voto de Rodrigo Zerbone propõe a criação de um serviço convergente, reunindo telefonia móvel, fixa e acesso à banda larga, mas só depois de que seja apurado o saldo do fim da reversibilidade de bens e da aplicação desses recursos em redes de banda larga, especialmente em localidades pouco atrativas economicamente.

Na prática, Freitas quer o fim imediato das concessões do jeito que estão, enquanto Zerbone defende a manutenção dos contratos atuais, com menos obrigações, até que os investimentos sejam feitos, num prazo estimado de até três anos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui