A Audible, criadora e distribuidora de entretenimento em áudio, anuncia os seis projetos finalistas do Pitching: Audible Original, uma iniciativa que visa impulsionar a indústria criativa de conteúdo em áudio no Brasil. Os criadores selecionados são de diferentes estados brasileiros e os projetos incluem comédia, drama, investigação jornalística e suspense. São eles: Adriano Schimdt (São Paulo), Jaqueline Rodrigues (João Pessoa/PB), Leandro Monteiro dos Santos (Goiânia/GO), Marcelo Lima (Salvador), Mikaela Pasa (Goiânia/GO) e Saskia Lemos (Juazeiro do Norte/CE). O grande vencedor, que terá sua audiossérie produzida pela Audible, será anunciado no próximo dia 20 de maio, em evento que será transmitido ao vivo.
O evento, que marca o início de uma colaboração entre a Audible e o curso de Cinema e Audiovisual da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM-SP, será realizado nas dependências da instituição, em São Paulo, onde os criadores finalistas poderão defender suas ideias ao corpo de jurados formado pela atriz, produtora e diretora Bianca Comparato; o escritor e podcaster Chico Felitti; o roteirista, apresentador, autor e diretor MM Izidoro; a diretora de criação da Rádio Novelo Paula Scarpin; e o diretor de conteúdo original da Audible no Brasil Leo Neumman. Alunos da graduação em Cinema e Audiovisual da ESPM-SP serão convidados a participar de dois painéis com os jurados – um sobre audiosséries de ficção com Bianca Comparato, Leo Neumann e MM Izidoro e outro de não-ficção com Chico Felliti, Paula Scapin e Leo Neumann – e conhecer, na prática, como funciona o "pitching", disciplina que faz parte de sua grade curricular.
Conheça os projetos e seus criadores finalistas do Pitching: Audible Original:
"Quase super heróis", de Adriano Schimdt (São Paulo) – Comédia que acompanha um grupo de jovens super-heróis com poderes considerados inúteis, como se teletransportar apenas 1cm para o lado e falar com a voz fina, e que dividem uma república com uma supervilã, chamada Má, cujo poder é a supervelocidade – e falar no 1,5x. A história aborda desafios na faculdade, a busca por independência, um romance inesperado e amigos que precisam provar que até heróis fracassados merecem uma chance de brilhar. Schmidt é roteirista com experiência em séries de comédia para TV, como "Bugados" (Gloob), "7 chances para" (Discovery Kids) e "Os exterminadores do além" (SBT). Também escreveu webséries e podcasts, além de atuar como diretor e produtor em projetos de branded content.
"A menina do túmulo sagrado", de Jaqueline Rodrigues (João Pessoa/PB) – Documentário investigativo que conta a história de Maria de Lourdes, que era trabalhadora doméstica e é venerada como santa popular em João Pessoa, desde sua morte em 1965. Acusada de roubar, foi presa e faleceu sob suspeita de espancamento na prisão. A série investiga sua vida, as denúncias de violência na prisão e como ela se tornou um ícone de fé popular. Rodrigues é jornalista com paixão pela mídia sonora, área que descobriu e desenvolveu durante a graduação ao participar de um programa de aceleração voltado à produção de projetos em áudio. Desde então, tem aplicado esse conhecimento em iniciativas independentes.
"Maceió afundada", de Leandro Monteiro dos Santos (Goiânia/GO) – Um documentário investigativo, narrado pelo autor, que investiga o desastre urbano causado pela mineração de sal-gema na capital alagoana, e que resultou no colapso de bairros inteiros. Por meio de depoimentos de moradores, especialistas e gestores, a série revela as consequências sociais, econômicas e ambientais de um evento que transformou o mapa da cidade e deixou milhares de pessoas desabrigadas. Monteiro é economista, mestre em Cidades pela LSE e especialista pelo CLP e Harvard. Lidera, pelo Impact Hub, o eixo de Empreendedorismo e Renda do programa Nosso Chão, Nossa História, em Maceió. Cofundador do Impact Hub Goiânia e diretor da LeMon Think Inovação, atua com inclusão socioeconômica, comunicação política e desenvolvimento local.
"Damiano", de Marcelo Lima (Salvador) – É um drama policial de ficção que conta a história de "Damiano" (Carlos Damiano), um policial civil negro que atua na Justiça Restaurativa, mas busca vingança contra o responsável por deixar seu filho em coma. A trama explora o conflito interno entre sua busca por justiça tradicional e os métodos não punitivos que ele pratica. Lima é roteirista de HQs e audiovisual, com doutorado em Comunicação e experiência em diversas séries e podcasts. Recebeu o Prêmio João Ubaldo Ribeiro da Prefeitura de Salvador pela HQ "O bicho que chegou a Feira", adaptada da obra de Muniz Sodré; e o Troféu Angelo Agostini pela HQ "Lucas da Vila de Sant'Anna da Feira".
"Qual o destino?", de Mikaela Pasa (Goiânia/GO) – Thriller investigativo sobre o personagem Jorge, um motorista de aplicativo de Goiânia que se vê envolvido em uma investigação policial após levar uma passageira ao local onde ela seria assassinada. Enquanto ele continua suas corridas pela cidade, novas peças do mistério emergem, colocando em xeque sua versão dos fatos. Formada em Cinema e Audiovisual pela UEG, Pasa é mestranda em Comunicação na UFG, com pesquisa focada no público de podcasts. Atua como assessora de projetos sonoros no Crialab, onde participa da produção e distribuição dos programas da Rádio UEG Educativa.
"Ringue dos chefs", de Saskia Lemos (Juazeiro do Norte/CE) – Uma comédia sobre três amigas/sócias – uma chef de cozinha, uma administradora e uma garçonete – que se juntam para salvar o restaurante delas da falência. Para isto, Débora entra para o "Ringue dos chefs", um reality de competição culinária com uma boa premiação em dinheiro. Mas, para ganhar, ela terá que enfrentar chefs muito mais experientes e Carlos, o seu ex e favorito da competição. Com humor, a série celebra o empreendedorismo feminino e a culinária nordestina. Formada em Cinema e Audiovisual, Lemos assinou como colaboradora no roteiro da série "Unidade básica", exibida pelo Canal Universal e produzida pela Gullane. Roteirizou dois episódios da série "Você pode mudar o mundo" do Canal Futura. Trabalhou em núcleos de desenvolvimento de roteiro de produtoras. Já foi semifinalista dos festivais Cabíria e Rota, finalista do Doctoring Sessions do SerieLab e do laboratório de roteiro Cena15.