Plano com anúncios da Netflix já reúne mais de 94 milhões de usuários ativos mensais no mundo

Amy Reinhard, presidente global de Publicidade da Netflix (Foto: Divulgação)

Durante a terceira edição do Netflix Upfront, evento voltado ao mercado publicitário norte-americano, a Netflix apresentou uma série de novidades para anunciantes, criativos e parceiros ao redor do mundo. Entre os principais destaques, está o crescimento contínuo do plano com anúncios, que já reúne mais de 94 milhões de usuários ativos mensais globalmente – segundo a empresa, esse público inclui mais jovens entre 18 e 34 anos do que qualquer outra rede aberta ou a cabo nos Estados Unidos. "Quando nos comparamos aos nossos concorrentes, a atenção começa alta e termina muito mais alta. E o mais impressionante é que os assinantes prestam tanta atenção aos anúncios quanto aos programas e filmes em si", observou Amy Reinhard, presidente global de Publicidade da Netflix. Nos EUA, os assinantes do plano com anúncios são altamente egajados, e passam em média 41 horas mensais assistindo à Netflix.

No evento, a empresa afirmou que os anúncios na Netflix têm oito vezes mais favorabilidade à marca em comparação com a média da CTV, 162% mais vendas por impressão em comparação com a média da CTV e três vezes mais intenção de compra também em comparação com a média da CTV. Os dados se referem ao mercado norte-americano.

A executiva também destacou a Netflix Ads Suite, nova plataforma proprietária de anúncios da empresa. Já disponível nos EUA e no Canadá, a solução será expandida para os 12 países com planos com anúncios – o Brasil entre eles – até junho. Segundo Reinhard, o grande diferencial da Netflix está na capacidade de unir "arte e ciência", combinando tecnologia de ponta com histórias que o mundo inteiro está comentando e assistindo. "Portanto, embora muitas empresas sejam uma coisa ou outra — ou têm ótima tecnologia ou ótimo entretenimento —, nosso superpoder sempre foi o fato de termos ambos. E como nosso público é único, engajado e atento, um dólar gasto na Netflix vale mais do que um dólar gasto em qualquer outro lugar", declarou.

Reinhard acrescentou: "Ao controlar nossa própria tecnologia de anúncios, seremos capazes de oferecer ferramentas mais novas, melhores métricas e formatos mais criativos. O Netflix Ads Suite também foi projetado para ajudar você a explorar a magia que faz da Netflix a Netflix". A nova plataforma permite segmentação por mais de 100 interesses em 17 categorias, incluindo fases da vida, e se apoia em alguns pilares principais:

Dados aprimorados – integração de dados de primeira parte via LiveRamp ou diretamente com a Netflix, parcerias com Experian e Acxiom e criação de um ambiente de clean room seguro e colaborativo;

Mais opções de compra – novos formatos e tipos de negociação, inclusive de mídia programática, para facilitar as transações;

Medição expandida – nova solução de mensuração própria, começando com a análise de brand lift conectando percepção de marca e comportamento de audiência;

Formatos criativos – uso de inteligência artificial generativa para personalizar anúncios nos mundos das séries e filmes. Os primeiros formatos interativos chegam até 2026, com sobreposições, chamadas para ação e integração com segunda tela. Esses formatos estarão disponíveis até o ano que vem em todos os países com suporte a anúncios.

"Então, se você tirar alguma coisa de hoje, espero que seja o seguinte: a base do nosso negócio de anúncios está consolidada. E daqui para frente, o ritmo de progresso será ainda mais rápido", disse Reinhard. "Além disso, já temos o mais importante: o público mais engajado do mundo", ressaltou a executiva.

Relação com os fãs

A capacidade da Netflix de transformar o "fandom" em valor real para as marcas também foi reforçada durante o evento. Marian Lee, Chief Marketing Officer da empresa, destacou a força da conexão entre conteúdo e cultura. "Com mais de 700 milhões de pessoas assistindo, podemos colocar as marcas no centro da conversa. Tivemos mais títulos no Top 10 da Nielsen em 2024 do que todos os outros streamings juntos", pontuou. "E na semana passada, a Nielsen divulgou que temos oito das 20 séries mais assistidas entre transmissão, sob demanda e streaming", acrescentou.

Como exemplo, a plataforma apresentou campanhas co-branded com as marcas internacionais Wendy's, Cheetos e Booking.com para a nova temporada de "Wandinha" – criadas pelos mesmos times responsáveis pelas campanhas globais da Netflix. "Juntos, conseguimos dar vida às histórias de um jeito que nenhum de nós conseguiria sozinho. Essa é a nossa ideia de parceria perfeita", afirmou Lee.

Séries, filmes e eventos ao vivo

O conteúdo também teve seu espaço. A Netflix reforçou sua ambição de ser o destino global de histórias para todos os gostos, países e idiomas. "Estamos programando uma grade, e não intervalos. Isso significa que minha equipe está pensando em todos os títulos que lançamos ao longo do ano — em vários países e idiomas. E estamos garantindo que tenhamos séries e filmes para todos os gostos. Nosso público espera que tenhamos o melhor de tudo", declarou Bela Bajaria, Chief Content Officer da empresa.

A executiva anunciou novas temporadas de sucessos como "Bridgerton" (temporadas 5 e 6), "A Diplomata", "Amor no Espectro", "Sobrevivendo em Grande Estilo" e "Minha Vida com os Irmãos Walter", além de produções inéditas em diferentes gêneros e contando com nomes como Jamie Foxx, Denzel Washington e Daisy Edgar Jones. Diversos títulos foram anunciados, mas a maioria deles de produções norte-americanas.

A programação ao vivo também deve ganhar força, com a confirmação de eventos como o confronto entre Katie Taylor e Amanda Serrano (11 de julho) e os jogos da NFL no dia de Natal. O comissário da NFL, Roger Goodell, revelou os dois confrontos de Natal da NFL deste ano: o Dallas Cowboys contra o Washington Commanders e o Detroit Lions contra o Minnesota Vikings. E, ainda falando de eventos ao vivo, está confirmada a próxima edição do Tudum, evento dedicado ao anúncio de novos conteúdos, com a participação dos talentos, para o dia 31 de maio, sábado. Os nomes confirmados para este ano incluem Jenna Ortega, Mia Goth, Lily Collins, Matt Damon, Michael Cooper Jr. e Millie Bobby Brown, entre outros.

Estrelas como Jason Bateman, Jude Law, Charlize Theron, Kristen Bell e o elenco de "Stranger Things" participaram do evento, apresentando seus próximos lançamentos e reforçando o compromisso da plataforma com narrativas de impacto global.

Análise

Se no início da sua história no universo do streaming a Netflix se colocava totalmente contra a publicidade, hoje o cenário é completamente o oposto. A empresa não só passou a oferecer planos subsidiados por publicidade como "abraçou" a causa, apresentando a estratégia como um case de sucesso ao redor do mundo e investindo cada vez mais em novas ferramentas para os anunciantes, assim como na aproximação com as empresas, co-criando campanhas e trazendo as marcas como parte da conversa. E, ao afirmar que está construindo uma verdadeira grade de programação e não apenas um intervalo comercial, a plataforma se aproxima e muito do modelo da TV tradicional – justamente aquele que ela inicialmente desejava contrapor. As semelhanças como a televisão "de sempre" seguem, uma vez que a Netflix investe cada vez mais em eventos ao vivo. Grade de programação, anúncios, negócio suportado por publicidade e um conteúdo que reúne séries, filmes, programas, esportes e transmissões ao vivo. Seria o streaming do futuro a TV do passado? Fica a reflexão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui