WBD volta atrás e plataforma de streaming Max voltará a se chamar HBO Max

"The White Lotus" é um dos destaques do catálogo da plataforma (Foto: Divulgação)

Após todo um esforço de rebranding feito no ano passado para transformar a antiga HBO Max em Max, a Warner Bros. Discovery voltou atrás e decidiu mudar mais uma vez o nome da plataforma, que retornará à antiga marca. Ainda durante o verão norte-americano – entre os meses de maio e setembro -, o serviço volta a se chamar HBO Max. O anúncio foi feito por meio de um comunicado oficial da empresa, enviado cerca de dois anos após a mudança de nome nos EUA. No Brasil, a "Max" chegou em fevereiro de 2024.

Ainda de acordo com o comunicado, a volta ao nome antigo parte do pressuposto que "nenhum consumidor de hoje diz que quer mais conteúdo, mas a maioria deles diz que quer conteúdo melhor".

Na época, a ideia do rebranding não foi somente uma questão de nomenclatura, claro. Havia uma estratégia por trás. Com a inclusão dos conteúdos da Discovery, a plataforma queria ressaltar a variedade do seu catálogo, evidenciando a presença de títulos para toda a família, inclusive uma vasta oferta para crianças graças à adição, por exemplo, das séries e programas do Discovery Kids.

Já prevendo que a notícia ia acabar gerando brincadeiras por parte da audiência, a própria plataforma usou seus perfis nas redes sociais para ironizar a mudança. A página do Brasil postou: "Sim, voltei a me chamar HBO Max. E sim, eu sei que vocês nunca pararam de me chamar assim". O que faz sentido já que, convenhamos, a maioria das pessoas ainda se referia à plataforma de streaming da WBD como "HBO Max". Negar a força e o legado do nome "HBO", que é tão reconhecido pelo público de diferentes gerações, foi uma manobra arriscada – e até desnecessária -, e a própria empresa parece ter se dado conta disso. No passado, a plataforma já teve outros nomes, como HBO GO.

Importante observar que a confusão com o nome não chegou a atrapalhar os negócios. Segundo a companhia, o lucro alcançado nos últimos dois anos somente com o streaming foi de quase US$ 3 bilhões, sendo o sucesso impulsionado por títulos como "The Last of Us", cuja segunda temporada foi lançada recentemente, e "The White Lotus", já com três temporadas disponíveis no serviço. Ainda de acordo com a empresa, hoje a Max (ou HBO Max, como preferir) acumula 22 milhões de assinantes globalmente. No Brasil, os destaques nacionais mais recentes do catálogo em termos de consumo são "Beleza Fatal", a primeira novela Max Original, e a nova temporada do reality show "Pesadelo na Cozinha", com o chef Erick Jacquin.

No comunicado, o grupo declarou que "trazer de volta a marca HBO ao HBO Max impulsionará ainda mais o serviço e ampliará a exclusividade que os assinantes podem esperar da oferta. Isso também é uma prova da disposição da WBD em continuar iterando com ousadia sua estratégia e abordagem — baseando-se fortemente em dados e insights dos consumidores — para se posicionar da melhor forma rumo ao sucesso".

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui