A partir desta terça-feira, dia 14 de junho, "Medida Provisória", primeiro longa de ficção de Lázaro Ramos, fica disponível para aluguel nas plataformas e operadoras Claro, Sky, Oi, Vivo, Google e iTunes. O filme, distribuído pela Elo Company em co-distribuição com H2O Filmes, se passa num futuro distópico em que o governo brasileiro decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a voltarem à África como forma de reparar os tempos de escravidão – a partir desse conflito e da história de amor vivida por Capitu (Taís Araújo) e Antonio (Alfred Enoch), o filme debate questões sociais e mistura drama e thriller.
O roteiro é baseado no sucesso teatral brasileiro "Namíbia, Não!", de Aldri Anunciação – que também integra o elenco como ator. Escrito originalmente em 2011, Lázaro Ramos se apaixonou pelo texto e o adaptou para o cinema em 2015, sendo ele filmado em 2019 em diversas locações na cidade do Rio de Janeiro. Para além do elenco estelar, vale destacar a trilha sonora com direção musical assinada por Plínio Profeta, Rincon Sapiência e Kiko de Souza, que pinça para o espectador canções nas vozes de nomes como Elza Soares, Xênia França e Liniker – coube a Plínio trazer a carga cinematográfica necessária e a dupla Rincon e Kiko a busca por sonoridades do hip hop paulista contemporâneo.
"Medida Provisória" tem produção de Lereby e Lata Filmes e coprodução Globo Filmes e Melanina Acentuada, distribuição da Elo Company e codistribuição da H2O Films. O filme estreou em abril deste ano e levou cerca de 448 mil pessoas aos cinemas.