Cinema e dança são foco da programação da Oficina Cultural Oswald de Andrade

A Oficina Cultural Oswald de Andrade, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, continua com sua programação gratuita pelas plataformas virtuais. As inscrições estão abertas para a programação atual, que inclui oficinas, workshop, exibição de espetáculo e palestra sobre cinema e dança. 

Com trechos de filmes, livros, revistas e depoimentos da época, a oficina "Rindo de quê? Uma introdução ao ciclo de ouro das comédias brasileiras" deseja apontar uma breve luz sobre o período em que o cinema brasileiro teve grande diálogo com o público. Os encontros acontecerão pela plataforma Zoom às segundas-feiras, de 19 de julho a 9 de agosto, das 19h às 21h. Para participar, os interessados devem se inscrever online

O som torna-se uma forma de comunicação e nos permite identificar, por meio de ritmos e melodias, o que as narrativas fílmicas pretendem retratar nas salas de cinema, causando efeito e impacto psicológico. A palestra "Ouvindo o cinema com outros olhos" buscará contextualizar um pouco desta linguagem a partir das obras dos compositores Ennio Morricone e John Williams. A atividade será realizada pelo Zoom no dia 2 de agosto, segunda-feira, das 19h às 21h. As inscrições estão abertas até o dia 30 de julho. 

Os encontros "Chamadas Audiovisuais", com Rodrigo Gontijo e convidados, apresentam performances online e registros de performances realizadas por videochamada, seguidas de uma oficina sobre processos criativos. Em tempos de isolamento social, a atividade estimula as possibilidades criativas por meio de plataformas de videoconferência, na produção de "happenings" online. Os encontros pelo Zoom serão realizados às quartas-feiras, de 4 a 25 de agosto, das 19h às 21h. As inscrições estão abertas até o dia 25 de julho. 

A oficina "O poder da cultura sonora no cinema" pretende compreender como se organiza o pensamento sonoro dentro de um projeto fílmico. A partir de estudos e práticas da direção de som no cinema, serão propostos debates a respeito de conceitos e teorias do elemento sonoro nas produções cinematográficas, além de ampliar a percepção auditiva dos participantes por meio de exercícios e análises para identificar e desenvolver as diversas camadas que compõem o desenho de som de um filme. Os encontros acontecerão pela plataforma Zoom às segundas-feiras, de 9 a 13 de agosto, das 18h às 21h. Para participar, é necessário realizar a inscrição até o dia 2 de agosto. 

Por fim, a "Oficina de figurino: processos criativos e interlocuções cotidianas" busca explorar a história e os campos de pesquisa e ideação referentes à concepção de figurinos voltada à produção audiovisual. Serão analisadas desde as investigações estéticas, partindo do comportamento de moda como inspiração ao longo do tempo, até o conceito de "roupa-não-roupa", a partir de processos que contemplem recursos materiais inusitados, upcycling e reuso de matéria-prima de descarte, além de diferentes técnicas de transformação. As aulas serão ministradas pelo Google Meet às terças e quintas-feiras, das 10h às 12h, de 10 a 26 de agosto. As inscrições estão abertas até o dia 30 de julho. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui