De acordo com o secretário Especial da Cultura, Mario Frias, a primeira reunião da nova composição do Conselho Superior de Cinema acontece no dia 2 setembro. Em suas redes sociais, Frias afirmou que a pauta é "a definição de um plano com diretrizes e metas para o audiovisual brasileiro para os próximos cinco anos". O último plano foi desenhado em 2011 e vigorou até 2020.
O novo plano, conforme apurou este noticiário, será objetivo, focado nos pontos destacados pelo secretário nesta terça, 13. Segundo Frias, o plano tem foco na expansão da produção nacional em todos os segmentos de mercado e a garantia da regionalização do fomento ao setor audiovisual. Além disso, estimulará novos produtores, artistas e técnicos. Por fim, deve garantir a promoção da acessibilidade por pessoas com deficiência visual ou auditiva, seja nas telas de cinema, na televisão ou nas plataformas de streaming.
O plano com diretrizes e metas deve ser alinhado ao planejamento estratégico aprovado pela diretoria da Ancine em abril, que tem como principais objetivos a expansão da presença da produção audiovisual nacional em todos os segmentos de mercado, inclusive no exterior; a redução de barreiras de entrada para novos agentes; a racionalização das ações de fomento; e o alinhamento do ambiente regulatório às transformações do mercado audiovisual.
É com muita satisfação que anuncio, em primeira mão, a convocação da reunião inaugural do novo Conselho Superior do Cinema para o dia 2 de setembro. pic.twitter.com/vRvVnlcJxh
— MarioFrias (@mfriasoficial) July 13, 2021