Rafael Sampaio, diretor do BrLab – Laboratório Internacional de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais no Brasil -, entregou na última terça-feira, dia 13 de agosto, um prêmio no Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça. A premiação aconteceu dentro do Open Doors, iniciativa do Festival destinada a profissionais de regiões e países sub-representados, que nos últimos três anos teve o foco na América Latina. O Open Doors é realizado em parceria com a Agência de Desenvolvimento e Cooperação da Suíça.
O prêmio consiste na seleção de um projeto para participar da 14ª edição do BrLab, de 1º a 7 de outubro, e foi entregue para "Salvación", uma coprodução entre El Salvador e México escrita e dirigida por Ernesto Bautista e produzida por Melissa Guevara. O projeto conta a história de uma enfermeira e ex-combatente de guerra que vive de luto para explorar os símbolos da guerra civil salvadorenha, bem como as memórias e dores herdadas por uma geração marcada por esse conflito.
Além da seleção do projeto, os profissionais recebem Bolsas Ibermedia, graças ao apoio do Programa Ibermedia ao BrLab, que incluem uma passagem aérea, hospedagem e alimentação para duas pessoas, além da participação totalmente gratuita na 14ª edição do BrLab, na cidade de São Paulo.