A Paramount Global anunciou o fechamento do Paramount Television Studios, onde eram gravadas séries como “Jack Ryan” e “Reacher”. A decisão faz parte de uma movimentação maior: de acordo com a Variety, a empresa cortará US$ 500 milhões em custos até o final do ano – e pretende ter a maior parte desses cortes concluída até o final de setembro.
Ainda segundo o veículo, as reduções de orçamento estão em andamento há semanas, e os principais líderes da Paramount indicaram durante uma chamada com investidores na semana passada que a empresa assumiria até US$ 300 milhões a US$ 400 milhões em encargos relacionados a demissões que viriam predominantemente de suas equipes de marketing e comunicação, juntamente com outros departamentos. A empresa espera eliminar cerca de 2 mil posições.
“Este tem sido um momento desafiador e transformador para toda a indústria e, infelizmente, nosso estúdio não está imune”, disse Nicole Clemens, presidente da unidade, em comunicado interno.
Com o fechamento, os projetos que até então eram do Paramount Television Studios passam para o CBS Studios, outro braço produtor do grupo. Nos últimos meses, boa parte da equipe do PTS já havia sido dispensada. Mesmo com o corte, alguns funcionários do CBS também deixarão a companhia.
Na última terça-feira, dia 13 de agosto, Fabrício Proti, SVP de Ad Sales Multiplataforma na América Latina e Gerente Geral da Paramount no Brasil, esteve no Pay TV Forum 2024, evento organizado pelas publicações TELA VIVA e TELETIME, e deu detalhes sobre as estratégias atuais e perspectivas de futuro da companhia – sem, no entanto, mencionar essa movimentação e as perspectivas de redução de custos.
O executivo chegou a falar a respeito de decisões que estão diretamente relacionadas aos investimentos financeiros da Paramount e revelou que a empresa, em âmbito global, decidiu focar seus esforços nos principais e maiores hits globais. A partir daí, o time fez uma análise para entender quais IPs faturaram mais de um bilhão de dólares. “A discussão é: queremos monetizar, mas no final do dia queremos mesmo obter o melhor retorno sobre os investimentos de produção”, pontuou Proti. Segundo o SVP, foram identificadas dez produções com esses números de faturamento – como “Bob Esponja” e “Yellowstone”, por exemplo.
“Quando olhamos para todos esses conteúdos que faturaram mais de um bilhão de dólares, entendemos que teríamos mais produtos com esse capacidade, mas acho que estamos no caminho certo no sentido de buscar um crescimento sustentável e maximizar o retorno das nossas principais produções”, completou.