Metrô – Festival de Cinema Universitário Brasileiro chega à quinta edição

Um dos principais festivais de cinema nacional totalmente voltado à produção cinematográfica universitária no Brasil, o Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro chega à quinta edição consecutiva em setembro deste ano com uma extensa programação virtual e gratuita ao público. Seguindo o caráter formativo e de fomento às produções audiovisuais estudantis que dão identidade ao evento desde seu primeiro ano, a quinta edição será realizada de 14 a 19 de setembro de 2021.

Com uma grande adesão, o Metrô recebeu ao todo 389 propostas de filmes universitários de quase todos os estados do Brasil. Produzido em Curitiba e realizado de forma totalmente online pelo segundo ano consecutivo, o festival ampliou consideravelmente sua abrangência em território nacional e o diálogo com estudantes, instituições e pesquisadores do audiovisual de todo o país.

O festival exibe ao todo 34 filmes estudantis, entre curtas e médias-metragens, em sete sessões competitivas e uma sessão fora de competição, seguidas de debates com as realizadoras e realizadores. Haverá ainda uma masterclass de abertura que abordará a trajetória e os filmes da produtora de cinema Rosza Filmes, com a presença da cineasta Glenda Nicácio; duas mesas de debates; cerimônia especial de encerramento e premiação de filmes pelo Júri Oficial, que esse ano é formado por Andrea Ormond, Larissa Fernandes, Marcelo Miranda e Samuel Lobo.

Mais uma vez, o festival promove também o MetrôLAB, espaço de desenvolvimento de projetos de curtas universitários. Além das consultorias profissionais direcionadas aos projetos previamente selecionados, o MetrôLAB apresenta duas atividades abertas ao público: uma Palestra de Abertura em parceria com o Projeto Paradiso e o pitching dos projetos selecionados, marcado para domingo, 19, às 15h. 

Neste ano, são ofertadas ainda três oficinas: a Oficina de Crítica, ministrada por Tatiana Monassa, realizada previamente ao festival para formar um grupo de jovens que terão a missão de premiar um dos curtas do festival, além de escreverem textos críticos sobre alguns dos filmes exibidos; a Oficina de Curtas Brasileiros Contemporâneos: Reverberações Históricas, ministrada por Adriano Garrett, que propõe uma análise sobre a produção contemporânea de curtas-metragens a partir de uma abordagem histórica; e a Oficina para Refundar o Brasil, ministrada por Clara Chroma e Kauan Oliveira, em que participantes produzirão, durante o período do festival, filmes que serão exibidos na cerimônia de encerramento do Metrô.

O evento conta com incentivo do Ebanx e é um projeto realizado com apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. A programação completa está disponível no site

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui