Dados do VideoTrack, solução da Kantar Ibope Media que permite a análise da eficiência das campanhas em televisão, apontaram que as marcas do setor de Brinquedos e Acessórios veicularam mais de 7 mil comerciais de TV entre 10 de setembro e 9 de outubro, período que antecedeu o Dia das Crianças.
De acordo com o levantamento, mais de 36 milhões de pessoas foram impactadas por esses anúncios e cada indivíduo assistiu, em média, a 26 inserções de alguma marca do setor na TV aberta. Na análise, realizada em 15 mercados, são considerados os resultados de alcance (número de pessoas alcançadas) e de frequência (quantas vezes, em média, cada pessoa assistiu ao comercial). Mattel, Hasbro e Estrela foram os anunciantes do setor que mais investiram em TV aberta no período.
Em valor de tabela, a compra de espaço publicitário na TV aberta por marcas do setor somou o equivalente a R$ 31 milhões no período, o que significa um recuo de 34% com relação ao mês que antecedeu a data comemorativa no ano passado.
Quando analisado o total de compra de espaço publicitário do setor no 1º semestre de 2016, houve crescimento de 42% em relação ao mesmo período de 2015, passando de R$ 225 milhões para R$ 320 milhões. Em 2014 e 2015, a maior parte do investimento publicitário se concentrou nos últimos quatro meses do ano, impulsionado principalmente pelas campanhas de dezembro.
Links patrocinados
Carrefour, Alobebe, Abracadabra, Ri Happy, Dedo Brinquedo, Walmart, Bebê Store, Tricae, Grão de Gente e Super Brinquedos foram as empresas com artigos da categoria de Produtos Infantis que mais investiram na compra de links patrocinados entre 12 de setembro e 11 de outubro. As palavras com maior número de impressões foram lego, cama elástica, berço e carrinho de bebê. "Lego" liderou o ranking por cliques, gerando mais de 19 milhões de cliques.
Estes resultados têm como base dados da Adgooroo, empresa da Kantar Media que monitora sites de busca em mais de 50 países.