Até o dia 1º de novembro, acontece no Rio de Janeiro o Festival Brasil Rock 40, que reúne uma ampla programação dedicada ao gênero musical que completa 40 anos. Trata-se do primeiro grande evento-teste de cultura ao ar livre do Rio desde que foi decretada a pandemia de Covid-19. Depois do período em solo carioca, o Festival segue para Belo Horizonte, São Paulo e Brasília.
A grande atração são os shows principais, para 2500 pessoas, que são realizados sempre a partir das 17h30 em um palco montado na Praça da Pira, na Candelária, em uma área de 11.500 metros quadrados. Neste fim de semana, se apresentam Ira!, Barão Vermelho, Dinho Ouro Preto e Kiko Zambianchi. Já nos dias 23 e 24 de outubro, é a vez de Plebe Rude, Camisa de Vênus, João Penca e Paulo Ricardo. Fechando a programação nos dias 30 e 31 se apresentam Nenhum de Nós, Biquini Cavadão, Flausino & Sideral Cantam Cazuza (com participação de Beber Gilberto) e Marina Lima.
“Eu comecei minha história na produção no Circo Voador, que lançou toda essa turma da música que surgiu em 82. Eu comecei a trabalhar lá em 92, quando o rock brasileiro completava dez anos. Nessa ocasião, conheci todas as bandas, como Paralamas, Blitz, Biquini Cavadão… Dez anos depois, em 2002, eu estava trabalhando na Fundição Progresso, onde celebrei os 20 anos do rock nacional. Por isso, quando o Banco do Brasil lançou um edital, me senti com propriedade para escrever um projeto que celebrasse essa turma, que ano que vem comemora 40 anos de carreira”, contou em entrevista exclusiva para TELA VIVA o publicitário Peck Mecenas, que assina a produção do evento.
Programação na TV
O Canal Brasil transmite, ao vivo e com exclusividade na televisão, os shows do evento, que vão ao ar a partir das 21h neste final de semana, dias 16 e 17, e também nos próximos, nos dias 23, 24, 30 e 31, no mesmo horário. A direção de transmissão é de Bruno Murtinho.
“Sempre foi nossa ideia ter um parceiro para transmitir o evento. Procuramos três canais da Globo – Multishow, Bis e Canal Brasil – e concluímos que o Canal Brasil era o que melhor conversava com o público do projeto”, afirmou o produtor.
Outras atividades
Para além dos shows, o evento conta ainda com uma programação paralela no Centro Cultural Banco do Brasil com exposições, peças musicais, pocket-shows, palestras e uma mostra de filmes sobre o tema. “Como eles inspiraram muitos artistas além dos próprios músicos, achei que seria muito rico explorarmos o projeto para além da música. Cazuza e Renato Russo, por exemplo, inspiraram filmes, musicais, peças teatrais… Acho que o festival ficou muito rico unindo tudo isso. A ideia foi surgindo assim, uma coisa puxando a outra”, explicou Mecenas.
Mostra de Cinema
As sessões da mostra de cinema são sempre às quartas e quintas, às 15h e às 18h, e a entrada é gratuita. Na próxima quarta-feira, dia 20 de outubro, a atração é o filme “Somos Tão Jovens” (foto), contando a trajetória musical de Renato Russo ate a formação da Legião Urbana. A direção é de Antonio Carlos da Fontoura. São duas sessões diárias. Na semana seguinte, dia 27, é a vez de “Cazuza – O Tempo Não Para”, que retrata os altos e baixos do percurso profissional e pessoal de Cazuza, interpretado pelo ator Daniel de Oliveira. A direção é de Sandra Werneck e Walter Carvalho e o filme também terá duas sessões, às 15h e às 18h. Na quinta, 28, será exibido “Blitz – O Filme”, que narra a trajetória da primeira banda consagrada do pop-rock brasileiro, do seu surgimento até às turnês internacionais, bem como seu sucesso ainda nos dias atuais. A direção é de Paulo Fontenelle. O longa pode ser conferido no dia 28 de outubro às 15h e às 18h.
Protocolos de segurança
“Inicialmente, a gente propôs para as marcas que estão junto de nós um cronograma que começava em abril – mas isso foi feito ano passado, quando achávamos que as coisas melhorariam no começo deste ano. Mas aí veio o Réveillon e o Carnaval e, em março, a pandemia já estava com os números muito altos de novo. Nós mesmos tivemos a iniciativa de recuar e propor que fizéssemos em outubro”, relembra o produtor. “Fizemos diversos estudos e conversamos muito com o Corpo Científico do Rio de Janeiro. Nós entendemos, em conjunto, que outubro seria um mês em que a pandemia estaria relativamente mais controlada. E a ciência sabe do que está falando. Em agosto, estive pessoalmente com o prefeito do Rio e conversamos sobre os protocolos necessários para que a gente participasse desse chamado evento-teste. E estamos indo super bem nesse sentido”, garantiu Mecenas. “As pessoas estão mais confiantes para sair depois da vacina e quando tem uma produtora séria por trás, cumprindo com todos os protocolos, elas também se sentem mais seguras. Nosso evento é num local aberto, ao ar livre, com 10% da capacidade. É pra gente realmente voltar aos poucos”, completou.
O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda (fecha às terças), das 9h às 19h aos domingos, segundas e quartas; e das 9h às 20h às quintas, sextas e sábados. De acordo com o novo decreto da Secretaria Municipal de Saúde- SMS, a entrada do público será permitida apenas com apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid- 19. Também é preciso fazer o agendamento online, o que possibilita manter um controle rígido da quantidade de pessoas no prédio. Nos teatros e cinemas a lotação está reduzida para 40%. O uso de máscara é obrigatório e para maior segurança, o espaço conta ainda com fluxo único de circulação, medição de temperatura, disponibilização de álcool gel e sinalizadores no piso para o distanciamento.
Com patrocínio Ourocard, e realização do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e da Peck Produções, o festival Rock Brasil 40 Anos começa no Rio de Janeiro, mas na sequência terá edições em Belo Horizonte, São Paulo e Brasília, com uma enorme programação musical e cultural que se estende até junho de 2022. Em Belo Horizonte, o Festival será realizado no CCBB de 26 de janeiro a 21 de fevereiro; em São Paulo, no CCBB e no Memorial da América Latina, de 23 de março a 21 de abril; no mesmo mês, ele retorna ao Rio, desta vez na Marina da Glória, entre 20 e 24 de abril; e encerra sua edição no CCBB de Brasília, de 10 de maio a 5 de junho de 2022.