Cabíria Festival – Mulheres e Audiovisual acontece em novembro, no Rio, com atividades gratuitas

Entre os dias 22 e 26 de novembro, o Rio de Janeiro recebe o Cabíria Festival – Mulheres e Audiovisual em três endereços da cidade: Cinemaison, Cinemateca do MAM e Fundação Casa de Rui Barbosa. O evento reúne mostra de cinema, com exibição de longas e curtas, além de masterclasses, sessão infantil e cine-materna, todas atividades gratuitas com temática que gira em torno dos debates de gênero, do protagonismo feminino por trás e diante das câmeras e questões raciais e LGBT.

Em sua primeira edição, o evento é uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro que, desde 2015, incentiva a valorização de roteiristas mulheres e protagonistas sob o lema "Por mais mulheres nas telas e atrás das câmeras". Sua realização se dá a partir de diversas parcerias e quase 300 apoiadores de uma campanha de financiamento coletivo.

Atrizes, diretoras, roteiristas, produtoras e demais profissionais mulheres do audiovisual também se engajaram para arrecadar fundos e participarão do evento. Entre elas, as cineastas Lucia Murat ("Uma Longa Viagem", "Praça Paris") e Adélia Sampaio ("O Mundo de Dentro"), primeira diretora negra brasileira a realizar um longa de ficção, "Amor Maldito", em 1984; a produtora Debora Ivanov (ex-diretora da Ancine) e Malu Andrade (diretora de Políticas Audiovisuais da Spcine); as atrizes Bruna Linzmeyer ("Alfazema", "O Grande Circo Místico"), Karine Teles ("Bacurau", "Que Horas Ela Volta?"), Maeve Jinkings ("Aquarius", "Onde Nascem Os Fortes") e Suzana Pires (Instituto Dona de Si); entre outras. A realização é de Marília Nogueira, da Ipê Rosa Produções, e Vânia Matos, da Laranjeira Filmes.

Entre os destaques da programação, estão o estudo de caso "Filmes em Processo", com Jaqueline Souza, Renata Martins e Ana Johann e mediação de Marina Meira; a oficina "Autoras e personagens: a mulher no roteiro", com Iana Cossoy Paro; as masterclasses "Desenvolvimento de projetos", com a produtora executiva Raquel Leiko, e "Processo Criativo", com a atriz e roteirista Karine Teles. Também se destacam os painéis "A Construção da Personagem", com a atriz Maeve Jinkings; "Desafios do audiovisual hoje", com a ex-diretora da Ancine Debora Ivanov, as produtoras Mariana Ricciardi, Tatiana Leite e Ylla Gomes, a pesquisadora Janaína Oliveira e a cineasta Lucia Murat; e "Plataformas digitais de conteúdo e representatividade" com Cleo, Vilma Melo, Isabel de Luca e Carol Albuquerque, representando as plataformas digitais Cleo On Demand e Hysteria. Já na programação de filmes, estão os longas de ficção inéditos "Tarde Para Morrer Jovem", da chilena Dominga Sotomayor Castillo, premiado em Locarno; "O Sussurro do Jaguar", de Thais Guisasola e Simon(e) Jaikiriuma Paetau; os documentários "À luz delas", de Nina Tedesco e Luana Faria, e "Fabiana", de Brunna Laboissière, além de 27 curtas de realizadoras de todo o Brasil.

Por fim, o Cabíria ainda conta com uma agenda dedicada às crianças e mães que inclui sessões dos curtas de animação "Lé com Cré", de Cassandra Reis, vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019; "Vivi Lobo e o Quarto Mágico", de Isabelle Santos e Edu MZ Camargo; "Fábula da Vó Ita", de Joyce Prado e Thalita Oshiro Meireles; e "Orun Ayiê, A Criação do Mundo", de Jamile Coelho e Cintia Maria. Após a exibição das produções, haverá bate-papo com as realizadoras Cassandra Reis, Mariana Lopes e Isabelle Santos.

O festival contou com parceiros como a Embaixada da França no Brasil, Cinemaison Rio, Cinemateca do MAM, Fundação Casa de Rui Barbosa, Projeto Paradiso, Video Camp, Instituto Dona de Si, ETC Filmes, Projeto Visionárias, Maquinário Narrativo, Tertúlia Narrativa, FRAPA – Festival do Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, ROTA – Festival do Roteiro Audiovisual (Rio de Janeiro), Pandora Filmes, Olhar Distribuição, Vitrine Filmes, Canal Curta, entre outras.

A programação, que é gratuita e sujeita à lotação, está disponível no site do festival: www.cabiria.com.br. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui