Série "Reconstruções", no Futura, conta a história do Edifício União

A série "Reconstruções", em exibição no Canal Futura, traz em seu terceiro episódio a história do Edifício União, construção abandonada no centro de São Paulo que foi ocupada, se tornou um cortiço lotado e enfrentou sérios riscos de desabamento nas décadas de 80 e 90. A edição vai ao ar na próxima terça-feira, 19 de novembro, às 22h15, com reprises aos sábados, às 10h; às segundas, às 17h15; e às terças, às 11h15.

O prédio foi descoberto pela socióloga, urbanista e professora Maria Ruth Sampaio, que mobilizou os moradores. Com a orientação de um engenheiro, eles mesmos reformaram as estruturas do edifício, tiraram o lixo e entulho e se organizaram em uma associação que quitou todas as dívidas do imóvel. Em 2012, o grupo venceu o prêmio Deutsche Bank Urban Age Award, e, em 2015, o prédio se tornou o primeiro caso de usucapião coletivo de um imóvel no Brasil.

Ao longo de 13 episódios de 15 minutos cada, "Reconstruções" retrata a realidade da habitação precária e alternativas que já estão sendo postas em prática no Brasil a fim de reverter esse cenário especialmente por meio de ações coletivas. Todos os episódios do programa, produzidos pela produtora carioca Raiz de Oito, estão disponíveis gratuitamente no Futura Play.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui