A Audible, criadora e distribuidora de entretenimento em áudio (subsidiária da Amazon), está à frente de uma iniciativa de fomento à economia criativa brasileira: o Pitching: Audible Original. A partir de 15 de janeiro de 2025, criadores, roteiristas e jornalistas interessados em ter sua audiossérie produzida pela Audible podem inscrever seus projetos. O edital com as regras para participação, bem como todos os detalhes de como se inscrever e os critérios de seleção, estarão disponíveis no site a partir desta sexta-feira, dia 15 de novembro.
"A Audible busca expandir as oportunidades para a comunidade criativa e o 'Pitching: Audible Original' é um programa desenhado para oferecer aos criadores um novo caminho para apresentar suas ideias. Procuramos histórias originais e diversas pensadas para o áudio e que possam ser contadas em episódios, virando uma série, seja de ficção ou não-ficção. O projeto selecionado ganhará vida no formato Audible Original", detalha Adriana Alcântara, diretora geral da Audible no Brasil.
Dentre os critérios para inscrição, estão a idade mínima de 18 anos e a autoria de um projeto ou obra inédita. O período válido para se cadastrar, enviando informações como o arco da temporada e a sinopse de cada episódio, é de 15 de janeiro a 28 de fevereiro de 2025. Serão aceitas histórias de todos os gêneros, como humor, terror, true crime e jornalismo investigativo, entre outros, mas não serão aceitos podcasts, mesacasts e programas de entrevista.
As seletivas serão realizadas em duas etapas. Na primeira fase, serão escolhidos seis projetos. Na próxima, os selecionados participarão de um pitch presencial diante de uma banca de jurados, que avaliarão as propostas de acordo com critérios como qualidade, originalidade, impacto social e entretenimento. A Audible irá colaborar com o vencedor no desenvolvimento e na produção do seu projeto com o selo "Audible Original".
Para incentivar e inspirar os participantes, a Audible lançou a áudio série "Criando um Audible Original", apresentada por Paulo Corrêa, que convida profissionais renomados do áudio no Brasil para compartilhar melhores práticas de produção de conteúdo de alta qualidade para ser ouvido. Os 30 episódios trazem debates, masterclasses e estudos de caso focados na criação e produção de narrativas em áudio. Os treze primeiros episódios já estão disponíveis gratuitamente para escutar na Audible e o de estreia conta com Adriana Alcântara esclarecendo os diferenciais de um Audible Original em relação a outros produtos em áudio. Outros participantes dos episódios são o diretor João Jardim, a atriz Alice Braga, Flora Thomson-DeVeaux, diretora de pesquisa da Rádio Novelo, e a roteirista Thaís Nunes, que estão em áudiosséries disponíveis no catálogo da Audible no Brasil.
Os primeiros conteúdos Audible Original produzidos nacionalmente foram lançados em outubro, marcando o primeiro ano de atuação do serviço no país.