A Uplay, empresa brasileira especializada em conteúdo móvel, fechou neste fim de ano acordos com a Disney, a DreamWorks e a Sony Pictures para a distribuição de conteúdo em plataformas móveis (celulares, smartphones e tablets) na América Latina. "O mercado nacional está chegando ao seu limite, mas ainda há espaço para crescer em outros países da América Latina. Buscamos parceiras com provedores de conteúdo premium para se posicionar bem na região", explica o CEO da Uplay, Adriano Rayol. Os acordos com a Disney e com a Sony valem para a América Latina inteira enquanto no caso da Sony Pictures está excluído o Cone Sul (Brasil, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai).
A Uplay poderá vender imagens, protetores de tela e vídeos curtos relacionados a filmes dos três estúdios internacionais. No caso da Disney, a parceria vale para todo o catálogo legado, assim como os filmes lançados daqui em diante, como o recém concluído "Os Muppets". Da DreamWorks e da Sony Pictures, a Uplay trabalhará conteúdos dos últimos lançamentos, como "O gato de botas", "Madagascar 3" e "Operação presente".
A empresa brasileira negocia acordos com a América Móvil e com a Telefónica para a distribuição desses conteúdos premium. O executivo acredita que conseguirá fechar esses contratos no primeiro trimestre de 2012. A Uplay projeta que seu faturamento dobrará no ano que vem, passando de R$ 3 milhões para R$ 6 milhões. Desse total, 40% devem ser provenientes do exterior e 60%, do Brasil.
Games
Além da distribuição de conteúdos de terceiros, a Uplay aposta no desenvolvimento de games próprios para iPhone e iPad. A empresa já criou seis jogos que acumulam aproximadamente 240 mil downloads nos últimos seis meses no mundo. A meta é lançar 10 títulos em 2012. Essa frente deve representar 10% da receita da companhia no ano que vem, a maior parte dela oriunda de publicidade nos jogos. A Uplay trabalha atualmente com duas adnetworks internacionais: AdMob, do Google, e iAd, da Apple. "Estamos conseguindo cerca de US$ 600 por dia em publicidade com cada jogo", relata Rayol. Para acelerar a produção de mais games, a Uplay está finalizando uma plataforma de criação de jogos do tipo "tower defense".