TV Cultura estreia documentário sobre Aracy, esposa de Guimarães Rosa

Estreia na TV Cultura no dia 16 de dezembro, quinta-feira, o documentário inédito "Aracy: a Brasileira que Desafiou o Nazismo". O filme traz a história de Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa, a brasileira que virou heroína e ganhou o título de Justa entre as Nações – prêmio criado pelo Memorial do Holocausto em reconhecimento a todos os não Judeus que, durante a Segunda Guerra Mundial, salvaram vidas de judeus perseguidos pelos nazistas. A edição inédita vai ao ar a partir das 20h30. 

Aracy foi uma mulher à frente do seu tempo. Após o divórcio, no início da década de 1930, foi para Hamburgo, na Alemanha, onde trabalhou no consulado brasileiro. Lá conheceu aquele que se tornaria seu marido, o escritor brasileiro João Guimarães Rosa – autor de "Grande Sertão: Veredas", um dos maiores clássicos da nossa literatura. 

A repórter Lais Duarte faz um perfil detalhado da saga de Aracy na Alemanha. Inconformada com a perseguição nazista ao povo judeu, ela correu riscos para desafiar o governo alemão e ajudar famílias a fugirem do país com vistos de turistas. Parentes de sobreviventes dão relatos emocionantes sobre a importância de Aracy para a suas famílias. 

O documentário teve acesso a documentos raros e históricos, além do acervo de fotos da família de Aracy, que provam a coragem da brasileira no período do Holocausto, quando seis milhões de judeus foram executados a mando de Hitler. 

Entre os entrevistados estão a historiadora, professora do centro de pesquisas sobre Brasil colonial e contemporâneo na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Mônica Schpun, autora do Livro "Justa", e os netos de Aracy, Eduardo Tess Filho e Vera Tess. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui