Rio Verde terá switch-off gradual até o dia 29 de fevereiro

Três emissoras de TV de Rio Verde (GO) desligaram o sinal analógico nesta segunda-feira, 15, enquanto outras quatro passarão a transmitir suas programações apenas com o sinal digital no dia 29 deste mês. A decisão unânime foi fechada na reunião do Gired (grupo de implementação da digitalização) realizada hoje. A Canção Nova e a Rede Vida, emissoras com menor audiência, agora só podem ser acessadas no município goiano por meio da tecnologia digital. A Record News já havia desligado a transmissão analógica há algum tempo.

As repetidoras do SBT, Band e Record, assim como a geradora da Globo, deixam de transmitir em sinal analógico no dia 29. Ou seja, o Gired optou pelo switch-off gradual, enquanto as emissoras começaram a intensificar a campanha, alertando que o desligamento já começou. Para o presidente do grupo, Rodrigo Zerbone, a decisão garante a sequência e a credibilidade do processo. Mas ele acredita que o desligamento gradual não será necessário em Brasília, primeira grande cidade que terá o desligamento do sinal analógico, em outubro deste ano.

Na reunião de hoje, a projeção do percentual de lares aptos a receberem a programação digital chegou a 87%, próximo dos 90% exigidos pelo governo. Na próxima semana, o Ibope – empresa contratada pela Entidade Administradora da Digitalização (EAD) – fará nova pesquisa em Rio Verde para dar mais tranquilidade ao governo, com relação ao alcance da TV digital. O argumento é de que houve atraso na distribuição dos conversores e antenas para os beneficiários do Cadastro Único dos programas sociais federais, em função da demora da liberação da lista pelo governo.

Zerbone acredita que a experiência em Rio Verde será de muita ajuda para a digitalização em Brasília. Um dos pontos que serve de aprendizado é a necessidade de distribuir os kits para os beneficiários do CadÚnico, além dos do Bolsa Família, também na capital federal. Segundo ele, as pesquisas mostraram que, sem essa providência, o percentual de famílias das classes D, E e até da C 2 não alcança o patamar desejado. "Mas, para isso, é preciso alterar o decreto da digitalização", disse Zerbone.

4 COMENTÁRIOS

  1. Na cidade esse desligamento está sendo chamado de piada por duas razões:
    – A Rede Vida já estava sem sinal analógico há 1 mês;
    – O sinal digital da Canção Nova encontra-se fora do ar, e dia 16 amanheceu com o analógico ligado.
    Agora imagine numa capital e com mais canais, como Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui