Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) Canal Brasil faz homenagem a Wilson Simonal

Canal Brasil faz homenagem a Wilson Simonal

Wilson Simonal (Foto: Divulgação)

Wilson Simonal comemoraria 85 anos no dia 23 de fevereiro e, em homenagem ao cantor, o Canal Brasil vai exibir na mesma data, às 20h45, o documentário “Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Eu Dei”, dirigido por Calvito Leal, Cláudio Manoel e Micael Langer. O músico fez sucesso rapidamente, com seu talento de interpretação de diversos gêneros musicais, em inglês, mesmo sem saber falar a língua. Foi um dos primeiros músicos negros a ganhar destaque, em um contexto social extremamente racista, nos anos 1960.

Filho de uma empregada doméstica e um radiotécnico, Simonal nasceu no Rio de Janeiro em 23 de fevereiro de 1938 e começou a cantar na cidade na década de 1960, com seu irmão e alguns amigos. Sua ascensão foi rápida e, em 1969, ele fechou o maior contrato de publicidade para um artista brasileiro na época, com a Shell. 

Mas na década de 1970, sua produtora, a Simonal Produções Artísticas, apresentava inconsistências em seu balanço anual. O contador da empresa foi demitido e Simonal acusado de recorrer a policiais agentes do DOPS, órgão de repressão da ditadura. Os jornalistas, críticos e a mídia, no geral, passaram a dar mais importância para as acusações de que ele colaborava com a ditadura do que para a obra do cantor, o que ocasionou na derrocada de sua carreira. O boato só foi desfeito após a sua morte em 25 de junho de 2000, vítima do alcoolismo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile